Notícia
HSBC está mesmo à procura de nova sede
O presidente do banco já tinha admitido a possibilidade do HSBC mudar a actual sede, em Londres, por questões fiscais. Esta sexta-feira o banco confirmou que está à procura de nova casa.
O conselho estratégico do HSBC "pediu à gestão para começar a trabalhar para encontrar o melhor sítio para a sede do HSBC neste novo contexto", revela o comunicado emitido pelo banco e citado pela Bloomberg.
"Esta é uma questão complexa e é muito cedo para dizer quanto tempo" vai demorar para se encontrar uma solução, "mas o trabalho já está a decorrer", acrescenta a mesma fonte.
Na última segunda-feira, 20 de Abril, o presidente do banco, Douglas Flint, afirmou, numa assembleia de accionistas que a instituição financeira estava "a começar a ver a forma final da regulação, a forma final da reforma estrutural e, logo que o nevoeiro levantar o suficiente, vamos começar a olhar novamente para o melhor sítio para o HSBC estar."
O HSBC, o maior banco da Europa, tem enfrentado vários apelos para mudar a sua sede para longe da capital britânica depois de o governo ter aumentado o imposto sobre o balanço dos bancos pela oitava vez este ano. Uma vez que o HSBC tem mais activos do que qualquer outro banco do Reino Unido, é o mais afectado por este imposto. Só no ano passado, pagou 750 milhões de libras (cerca de 1,037 mil milhões de euros).