Notícia
HSBC deve reestruturar operação na Turquia depois de falhar venda
O HSBC, o maior banco europeu, deverá ter desistido da venda da operação não lucrativa que tinha na Turquia depois das dificuldades para encontrar um comprador.
De acordo com a agência Bloomberg que cita fonte do processo, a opção do HSBC passará agora por reestruturar o negócio. A instituição sedeada em Londres deverá anunciar o novo plano aquando da apresentação de resultados a 22 de Fevereiro.
Entretanto, o ING, a maior instituição financeira holandesa, desistiu do plano de compra da operação, em parte devido a questões regulatórias, tal como anunciou em Dezembro.
O desfecho sem sucesso das conversas com os holandeses acabaram por levar o HSBC a reaproximar-se dos bancos turcos, incluindo o Turkiye Garanti Bankasi e o Yapi Kredi Bankasi, para averiguar do interesse em ficarem com a operação, dizem as mesmas fontes citadas pela Bloomberg.
Em Junho de 2015, o presidente executivo da HSBC, Stuart Gulliver, apresentou um plano a três anos para suportar a vasta rede do banco a nível global que incluia o encerramento de negócios não lucrativos e eliminação cerca de 25 mil postos de trabalho. O banco pretende cortar cerca de 5 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) até ao final de 2017.
No ano passado, o HSBC acordou a venda da operação brasileira ao Bradesco por 5,2 mil de dólares (4,7 mil milhões de euros) em dinheiro. Na segunda-feira, Gulliver disse que a venda no Brasil deverá estar concluída no final do primeiro semestre deste ano.