Notícia
HSBC falha estimativas com queda inesperada nas receitas
Os lucros ajustados do HSBC aumentaram 39% no quarto trimestre, mas ficaram bem abaixo do previsto pelos analistas.
O maior banco da Europa fechou o quarto trimestre com um lucro ajustado de 2,62 mil milhões de dólares, um aumento de 39% face ao período homólogo, mas bem abaixo das expectativas dos analistas, que apontavam para lucros de 3,78 mil milhões de dólares.
De acordo com a Bloomberg, o HSBC falhou as estimativas devido à queda surpresa nas receitas, que baixaram 3% para 11 mil milhões de dólares, bem abaixo dos 12,4 mil milhões de dólares estimados pelos analistas.
Esta queda está relacionada sobretudo com a variação do valor dos swaps do banco relacionados com a sua dívida.
Incluindo factores extraordinários, o HSBC fechou o trimestre com prejuízos de 3,4 mil milhões de dólares. Na totalidade do ano, o HSBC baixou os lucros em 82% para 2,48 mil milhões de dólares.
Para fazer frente aos resultados abaixo do esperado, o CEO do HSBC anunciou um aumento do plano de corte de custos, que é agora de 6 mil milhões de dólares, bem como um alargamento do programa de compra de acções próprias, para mil milhões de dólares.
As acções reagiram de forma negativa aos resultados, registando uma queda de 3,4% na bolsa de Hong Kong. Em Londres, caem 6,92% para 6,63 libras.
(Notícia actualizada às 13:35 com cotação em Londres)