Notícia
Grupo chinês Minsheng interessado em comprar Novo Banco
À margem da venda directa, Minsheng Financial está na compra do Novo Banco, avança o Público. O Haitong Bank está a assessorar o grupo. Os envolvidos não fazem comentários.
Há um grupo chinês interessado em comprar o Novo Banco. Chama-se China Minsheng Financial e entrou na corrida pelo banco herdeiro do BES num processo paralelo ao processo de alienação directa que está em curso, avançou o jornal Público. A informação também foi confirmada pelo Negócios ainda que não junto de fontes oficiais.
É de Hong Kong que vem o investidor. O grupo China Minsheng tem presença em serviços financeiros e em fundos imobiliários tendo autorização para gestão de activos e de banco de investimento. Wang Sing é o presidente executivo da instituição que, até ao momento, não esteve disponível para responder ao Negócios.
Segundo avança o Público, o interesse em comprar o Novo Banco foi demonstrado à margem do processo formal que está em cima da mesa, onde há quatro concorrentes. BCP, BPI, Loan Star, Apollo/Centerbridge são os candidatos.
É no segundo plano que está a ser trabalhado, caso a venda directa falhe, que entra o grupo chinês. O China Minsheng Financial contratou o Haitong Bank para prestar assessoria em Setembro.
O Haitong Bank, antigo BES Investimento, liderado por José Maria Ricciardi, já se tinha disponibilizado para procurar uma solução à margem destes concursos, com a ideia de que uma venda no imediato será feita a desconto.
"Não faço ideia do que está a falar", foi a resposta dada pelo Haitong Bank ao Negócios quando, esta manhã, foi questionado sobre o tema.
O Negócios tentou também contactar o grupo de Hong Kong mas não foi, ainda, possível obter uma resposta.
É Sérgio Monteiro (na foto) quem está a liderar o processo de venda em nome do Banco de Portugal.
(Notícia actualizada às 16:06 para especificar que é no âmbito do procedimento de venda em mercado que se insere a proposta do grupo chinês)