Notícia
Grupo da dona da Gamalife notifica Concorrência sobre compra da Vitorinos
O PIB Group, presente em dez países europeus e controlado pela Apax Partners, entra no mercado nacional com a aquisição de mediadora com subsidiárias em seis cidades do continente.
O PIB Group, grupo segurador internacional controlado pela Apax Partners, dona da Gamalife, vai entrar no mercado português através da aquisição da Vitorinos, uma mediadora que atua nos setores vida e não vida com subsidiárias em seis cidades do território continental.
A operação, a concretizar através do braço ibérico do grupo, foi comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC). A PIB Group Ibéria "é uma subsidiária da PIB Group Limited, sendo indiretamente controlada pela Apax Partners", sublinha a AdC, acrescentando que "o Grupo PIB é um distribuidor de seguros independente que opera em diversos países, mas ainda não exerce qualquer atividade em Portugal. Por sua vez, a Apax controla a GamaLife, uma seguradora especializada em seguros de vida em Portugal".
A Gamalife é a antiga GNB Vida, vendida pelo Novo Banco à Apax Partners em 2019.
No verão de 2024, a agência Bloomberg avançou que a Apax pretende vender a seguradora, tendo sondado o Novo Banco. A instituição financeira mostrou-se na altura disponível para estudar a possibilidade de reaver a seguradora. Não houve, no entanto, desenvolvimentos. Contactado pelo Negócios, o Novo Banco não comenta. De igual modo, a Gamalife prefere não tecer comentários.
Já em dezembro do ano passado, a imprensa italiana dava conta que o Credit Agricole teria encetado negociações para a compra da Gamalife.
No entanto, fontes próximas da GamaLife dizem ao Negócios que a empresa não está à venda e que a Apax Partners "continua empenhada em apoiar a empresa nas suas ambições de crescimento".
O britânico PIB Group está presente no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Polónia, Espanha, França, Itália, Israel, Países Baixos e Roménia e emprega um total de 3.800 pessoas.
A Vitorinos, fundada em 1973, dispõe de 6 subsidiárias localizadas em Lisboa, Torres Novas, Moncorvo, Santarém e Castelo de Paiva.