Notícia
Grupo Crédito Agrícola aumenta lucros para 60 milhões
O aumento dos lucros foi sustentado pela redução das imparidades e provisões, que recuaram 76%, para 56 milhões.
O Grupo Crédito Agrícola lucrou 59,7 milhões de euros no ano passado, um aumento de 10% face a 2015, de acordo com o comunicado da instituição, divulgado esta quinta-feira, 30 de Março. Este crescimento foi sustentado na redução das imparidades e provisões, que recuaram 76%, para 56 milhões.
Esta folga mais do que compensou a redução dos proveitos bancários totais, que diminuíram devido à quebra dos resultados com operações financeiras, e o aumento dos custos, que se deveu ao aumento dos custos de pessoal.
Devido à ausência de mais-valias contabilizadas em 2015, que levaram a uma quebra de 52% nos resultados de operações financeiras, o produto bancário recuou 6% no ano passado, fixando-se em 475 milhões de euros. Esta redução anulou o crescimento de 13% verificado na margem financeira, que totalizou 276 milhões. Também as comissões líquidas progrediram, 6%, para 138 milhões de euros.
A nível dos custos, houve uma subida de 4,2%, para 313 milhões de euros. Este aumento deveu-se, sobretudo, à subida dos gastos com pessoal, que a instituição justifica "pela recomposição de titulares em funções de administração e fiscalização para os mandatos de 2016 a 2018, em cumprimento da regulamentação sobre os requisitos de adequação daqueles titulares".