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Goldman Sachs aposta em segmento de crédito para 'não-ricos'
O Goldman Sachs está a preparar o terreno para apostar num novo segmento de clientes, isto é, o banco dos grandes investidores estuda a possibilidade de entrar no mercado dos pequenos empréstimos, apoiado numa estratégia de prestação de serviços online.
A nova unidade que o banco prevê montar vai oferecer empréstimos aos consumidores e pequenas empresas, através de um site ou de uma aplicação, não tendo de suportar, assim, os custos de abrir sucursais.
O Goldman Sachs coloca-se desta forma na mesma liga de outras empresas que querem potenciar o seu negócio apostando em tecnologias disruptivas.
Segundo o The New York Times, que cita fontes próximas do processo, o banco conta avançar com este segmento já no próximo ano.
No entanto, esta experiência do Goldman Sachs não é isenta de riscos. O banco, habituado a trabalhar com investidores com uma significativa almofada financeira, terá agora de operar num segmento que conhece pouco e que implica lidar com clientes com contas bancárias menos atractivas e, portanto, de risco mais elevado.
A aposta do Goldman Sachs está a ser liderada por Harit Talwar, um ex-executivo da empresa de crédito Discover e que ingressou no banco no mês passado.
O Goldman Sachs ainda não avançou detalhes sobre o montante destes empréstimos, mas fontes citadas pelo New York Times apontam que estes podem ter um tecto máximo de 15.000 a 20.000 dólares (entre 13.000 e os 18.000 euros). Fica também por saber se a empresa vai associar o seu nome a este novo serviço ou se vai optar por criar uma nova marca.