Notícia
Mota-Engil vende concessão rodoviária no México por 66 milhões
A construtora liderada por Carlos Mota dos Santos finalizou a alienação dos cerca de 29% que detinha na concessão da autoestrada mexicana Cardel-Poza Rica, numa operação inserida na estratégia de rotação de ativos da empresa.
A Mota-Engil concretizou esta segunda-feira, através de duas subsidiárias, a venda da participação de 28,73% que detinha na concessão da autoestrada Cardel-Poza Rica, no México, por 66 milhões de euros, anunciou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A alienação, concretizada através das subsidiárias Mota-Engil México e Mota-Engil Engenharia e Construção, estava prevista para o segundo semestre do ano e foi agora concretizada mediante a obtenção das autorizações prévias.
A venda é "equivalente a 1,85x sobre o ‘book value’, indicador representativo do investimento realizado" e está inserida numa "estratégia de conceção-construção de projetos de infraestruturas, culminado com a rotação de ativos, estratégia essa que se encontra definida no Plano Estratégico Building´26", refere a empresa no comunicado.
"Num mercado que a Mota-Engil considera de alto potencial num novo ciclo de investimento que exigirá de futuro fontes de financiamento diversificadas para projetos de infraestruturas de relevante dimensão para fazer face a desafios promovidos pelo ‘nearshoring’, a rotação de ativos será um modelo a dar continuidade na medida da maturidade dos projetos em operação", acrescenta a empresa.