Notícia
Fundo de pensões do BCP vende 1% do Sabadell
A Ocidental reduziu a posição no banco espanhol a metade, depois de ter alienado acções equivalentes a 1% do capital, noticiou o El Confidencial.
A Ocidental – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões (Ocidental Pensões), que gere o fundo de pensões do BCP, vendeu cerca de 1% do capital do Sabadell, noticiou o jornal espanhol El Confidencial.
Após estas vendas, a Ocidental Pensões (que até 2015 tinha a designação de Pensõesgere) passou a deter 1% do Sabadell, reduzindo assim a sua posição a metade.
Segundo o El Confidencial, o fundo de pensões do BCP pretende mesmo sair do capital do banco espanhol e terá encaixado 150 milhões de euros com estas vendas, aproveitando as fortes subidas em bolsa do Sabadell nos primeiros meses deste ano.
Fonte oficial do BCP não comentou esta notícia do jornal espanhol.
A Ocidental Pensões, quando ainda era Pensõesgere, comprou 1,954% do Sabadell ao BCP no final de 2007, sendo que a partir dessa altura o banco, então já liderado por Filipe Pinhal, deixou de ser accionista do banco espanhol. Já o fundo de pensões do BCP passou a controlar cerca de 5%, posição que reduziu entretanto.
Além da entidade gestora do fundo de pensões do BCP (detida pela Ageas e pelo banco português), o El Confidencial revela que também o Kutxabank está de saída do capital do Sabadell, tendo alienado os 0,5% que detinha no capital do banco.
Também esta instituição financeira aproveitou a forte subida das acções do Sabadell em 2017, que acumulam uma alta de 19,5% este ano.
A redução da posição da Ocidental Pensões (detida pela Ageas e pelo BCP) decorre meses depois do Sabadell ter alienado uma posição acima de 4% no capital do BCP, quase saindo do capital do banco português.
Segundo o jornal espanhol, o Sabadell concretizou esta alienação no final do ano passado sobretudo para evitar o pagamento de impostos devido à reforma fiscal implementada pelo Governo espanhol que penaliza a constituição de provisões para fazer face a pontecial menos-valias.
Com esta venda de acções por parte da Ocidental Pensões, fica dado mais passo rumo ao fim total da parceria que foi firmada há 15 anos entre o BCP e o Sabadell.