Notícia
Fundo de Garantia de Depósitos pede aos bancos para pagarem 100 milhões
Fundo que garante os depósitos pediu aos bancos que paguem metade dos chamados "compromissos irrevogáveis". A Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o BPI já pagaram.
O Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) pediu aos bancos para pagarem metade dos chamados "compromissos irrevogáveis", avança, esta terça-feira, o Eco, dando conta de que Montepio, BCP e Santander têm de liquidar mais de 90 millhões.
Segundo a publicação económica, que cita o relatório e contas do primeiro semestre do Montepio, o banco liderado por Pedro Leitão, recebeu uma carta no final de agosto, para liquidar uma contribuição que ascende a 11,38 milhões de euros, o que terá "um impacto desfavorável" nos lucros a apresentar este ano. Outros bancos que ainda não pagaram estes compromissos - que corresponde às contribuições obrigatórias não pagas, mas assumidas perante o fundo através de garantias -, incluindo o BCP e Santander Totta, também foram chamados a pagar contribuições ao fundo liderado por Máximo dos Santos até final do ano, num valor que ascende a 96,7 milhões (que corresponde a metade do saldo dos compromissos irrevogáveis de pagamento).
A Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o BPI já pagaram a totalidade dos compromissos.