Notícia
Francisco Cary sai do BESI com entrada no Novo Banco
Era vice-presidente da administração do BESI mas saiu da instituição, agora pertença da Haitong, para ficar como administrador do Novo Banco.
Francisco Cary já não é vice-presidente do BESI. A informação é anunciada em comunicado e acontece depois de Cary ter sido escolhido para administrador do Novo Banco.
"Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 4.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A. informa que o senhor Dr. Francisco Ravara Cary apresentou a sua renúncia ao cargo de vice-presidente do conselho de administração do banco", anuncia o BESI em comunicado enviado esta quarta-feira, 18 de Março, através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Além de vice-presidente da administração do banco de investimento, Cary era também membro da comissão executiva da instituição. Tinha pelouros como a direcção de tesouraria e era também o responsável global do controlo de risco, de acordo com o site do BESI, unidade que pertencia ao BES, transitou para o Novo Banco e que, entretanto, foi já vendida à sociedade de Hong Kong Haitong.
Cary vai para o Novo Banco, conforme anunciado a 12 de Março, para desenvolver uma nova unidade de negócio que ficou vazia depois da alienação do BESI. Fica também com a tutela de gestão de activos, do Banco BEST, a área internacional e ainda a ES Ventures. Cary é o representante da instituição financeira na administração da PT e é também um dos membros da comissão de acompanhamento da combinação de negócios com a Oi, na qual a PT SGPS quer renegociar os termos.
O novo administrador do Novo Banco foi um dos nomes que mediou o conflito entre Ricardo Salgado e Pedro Queiroz Pereira em 2013.