Notícia
Fitch eleva rating das obrigações cobertas do BCP para nível máximo
Depois de ter aumentado a notação do banco para BBB na sexta-feira, a agência colocou o rating da dívida coberta do banco no nível máximo de AAA – superior ao da dívida soberana dos EUA.
A Fitch elevou esta terça-feira o rating das obrigações cobertas do BCP para AAA face a AA+, com outlook estável, colocando a notação dos títulos no nível máximo de investimento.
A decisão segue-se ao "upgrade" do rating de longo prazo para BBB, comunicado pela agência na última sexta-feira, com perspetiva positiva.
As obrigações cobertas passam a estar avaliadas em oito níveis acima do rating de longo prazo do banco, "consistindo numa subida de dois níveis na resolução, numa subida de quatro níveis de continuidade de pagamento e uma subida de recuperação de dois níveis".
A termo de comparação, refira-se que a Fitch atribui um rating de AA+ à dívida soberana dos EUA – um nível abaixo do agora atribuído às obrigações do BCP.
A subida do rating das obrigações reflete essencialmente a subida da notação do "Issuer Default Rating" (IDR) de BBB- para BBB, com outook positivo, no final da semana passada.
Numa nota enviada nesse dia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco destacava que a revisão em alta da avaliação do BCP refletia a melhor situação do banco em termos de capitalização e perfil de financiamento.
A Fitch também teve em consideração o ambiente operacional do país e as oportunidades de crescimento do banco, dizia o BCP.
Já a perspetiva positiva refletia "a visão da Fitch de que o perfil de negócios, a rentabilidade e o capital interno do BCP" deverão melhorar estruturalmente se o banco executar, com sucesso, o seu novo plano estratégico.