Notícia
Direita obriga esquerda a assumir chumbo da audição a Vara
Por duas vezes, o PS, o BE e o PCP levantaram as mãos para chumbar a audição do ex-político socialista Armando Vara. Mesmo assim, a audição deverá ocorrer com o direito potestativo que o PSD e CDS têm.
"Rejeitado". Por duas vezes, esta foi a palavra proferida por José Matos Correia, presidente do inquérito parlamentar à CGD, após as votações para as audições de Armando Vara (na foto). O chumbo por parte do PS, BE e PCP ocorreu porque a direita obrigou à votação.
Na reunião desta quinta-feira, a esquerda queria votar quatro audições: presidente do Tribunal de Contas, Inspector-Geral de Finanças, o ex-"chairman" da CGD Álvaro Nascimento e o antigo administrador António Nogueira Leite. E a partir daí aprovar o acordo tácito entre os três grupos parlamentares de que todas as audições para além destas seria rejeitadas – restavam apenas as audições potestativas.
Só que a direita quis que os requerimentos fossem votados antes disso: para que os partidos de esquerda votassem, directamente, o chumbo das audições pedidas pelo PSD e CDS. Entre os exemplos estava Armando Vara (num requerimento do PSD e num outro do CDS).
A esquerda chumbou a audição do ex-administrador da CGD (que em Junho enviou uma carta à comissão a pedir para ser ouvido). Aliás, o PSD obrigou a que o PS sinalizasse que todos os deputados socialistas presentes na reunião tinham também votado negativamente à audição.
O governador Carlos Costa, Mário Centeno, António Domingues, Francisco Bandeira (que foi administrador da CGD e, aí, presidente do BPN), comissão de trabalhadores, sindicato, Deloitte e McKinsey: as audições de todos eles foram chumbadas pela esquerda.
"Momento histórico", disse João Almeida sobre o chumbo do PCP à audição da comissão de trabalhadores e do sindicato da banca. "Não se preocupem", respondeu o comunista Miguel Tiago.
Audições vão acontecer
Apesar das rejeições, a audição a Armando Vara e Francisco Bandeira deverão acontecer. O PSD pode chamar, sem direito a oposição, oito pessoas. O CDS suas. E já anunciaram que é sua intenção fazê-lo.