Notícia
Costa confirma que nunca formalizou nacionalização do Novo Banco junto de Bruxelas
Catarina Martins quis saber porque é que o Governo não pôs em cima da mesa da Comissão Europeia o cenário de nacionalização do Novo Banco.
O primeiro-ministro confirmou esta quarta-feira no Parlamento que o Governo não formalizou junto da Comissão Europeia um pedido para nacionalizar o Novo Banco, por ter considerado que esta solução era mais penalizadora para os contribuintes.
António Costa, que respondia à líder do Bloco de Esquerda, admitiu que o Governo nunca excluiu nenhuma solução para o Novo Banco e que todas as soluções foram estudadas.
"O Governo nunca formalizou um pedido de autorização para nacionalizar", por concluir que seria "mais penalizadora para os contribuintes", defendeu, lembrando alguns dos argumentos apresentados a 31 de Março quando anunciou a venda do Novo Banco ao Lone Star, nomeadamente o facto de nas contas do Executivo a nacionalização implicar um desembolso entre 4 a 4,7 mil milhões de euros.
No entanto, o Bloco de Esquerda não está convencido com esta solução e insistiu que o melhor era que o Novo Banco fosse para a esfera do Estado.