Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Como escolher uma corretora?

Parece algo fácil mas não é. A oferta é imensa e, por vezes, o mais barato sai caro. Opte de acordo com o seu perfil de investidor.

07 de Março de 2008 às 08:00
  • ...

Todos os dias milhões de euros mudam de mãos nos mercados financeiros. Em questões de segundos. E, algum deste dinheiro pode ser seu. As transacções são tantas e tão rápidas que até os mais experientes se surpreendem com esta fluidez. A rapidez do acompanhamento dos mercados faz a diferença entre o lucro e o prejuízo de uma operação. Por isto, uma das escolhas mais importantes na hora de investir é decidir com quem o vai fazer. Qual a melhor corretora para operar? Uma pergunta simples com uma resposta difícil. Para lhe facilitar a vida, eis algumas dicas que deverá ter em consideração.

Cuidado com os descontos

Nem sempre um bom desconto vale a pena. Informe-se sobre os serviços que a corretora lhe presta, tais como cotações online de índices, acções e opções, notícias de diversas fontes, relatórios e aconselhamento com uma equipa especializada, gráficos com estudos técnicos completos, carteiras aconselhadas, chat, e relatórios diários.

Disponibilidade e Alternativas

Experimente aceder ao site da corretora várias vezes ao dia, especialmente durante o horário de pico, ou quando ocorrem grandes quedas ou altas no mercado, ou quando o número de negócios no mercado estiver bem alto. Observe se o site se mantém rápido e tente aceder a links para ver o que sucede. Caso, opte pelo telefone veja com que rapidez lhe atendem a chamada.

A Internet veio para ficar até na vida financeira. Ou poder-se-á mesmo afirmar essencialmente na vida financeira, pois a rapidez e autonomia das operações tem feito as delicias de quem gosta de investir. Mas nem sempre tem um computador com acesso à net à mão, por isso veja que outros serviços tem disponíveis para dar as suas ordens de compra e venda. Pode ser por fax, sms, ou por telefone.

Oiça os comentários. informe-se!

O que dizem os outros investidores sobre a corretora. Tente saber junto de outros investidores sobre a sua experiência. Acompanhe a imprensa especializada, repare no histórico de cada uma. Seleccione as três alternativas que mais se adequam ao que pretende, e claro veja bem o preçário. Outro item a ter em conta é o preço da corretagem, que pode implicar a qualidade do serviço prestado. As taxas de corretagem variam, no entanto pode-se afirmar com segurança que pela net é mais barato.

Produtos – Hoje em dia as corretoras já oferecem uma panóflia de produtos, veja os que mais se adequam ao seu bolso, caso dos futuros, opções, fundos até depósitos a prazo e conta poupança habitação.

Atendimento ao cliente

 Antes de optar por uma corretora faça o teste e ligue para lá, assim sempre faz um rastreio sem ter dinheiro em risco. Questione: como posso vender e comprar acções? Quanto tempo preciso para entrar no mercado e começar a operar? Como funciona o sistema de homebroker? O que tem a sua corretora que os concorrentes não oferecem?

Fique atento às ofertas para os primeiros clientes. Pode incluir desconto nas primeiras operações, ou isenção de corretagem após determinado número de operações. Já agora: prefira sistemas amigáveis e que ofereçam ferramentas ao alcance de poucos cliques, prefira corretoras que permitam test drive, assim experimenta a plataforma o que o ajudará a tomar a decisão. Evite basear-se na opinião de amigos. Faça a sua análise.

Mais dados importantes: está registada na CMVM? Qual o valor mínimo para se cadastrar? Quais são os custos? Qual a burocracia, o que precisa para se registar? Qual a solidez da instituição?

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio