Notícia
Commerzbank e Unicredit vão começar conversações
A nova CEO do banco alemão diz estar de mente aberta em relação às conversas com o UniCredit mas avisa que não haverá "vendas loucas".
Depois de muita pressão italiana, o Commerzbank aceitou fazer uma primeira ronda de conversações com o Unicredit na sexta-feira, noticia a Reuters, citando Bettina Orlopp, que foi nomeada para nova CEO do banco alemão.
Nas primeiras declarações desde que foi nomeada esta semana, durante uma conferência financeira em Londres, Bettina Orlopp afirmou que "por vezes faz sentido [fusões], outras vezes não faz sentido], mas já assumiu uma posição mais flexível do que as anteriores declarações germâncias, tanto do banco como de Berlim, referindo que "isso é algo que temos de descobrir em conjunto". De acordo com a Reuters, a futura CEO diz que o banco está de mente aberta.
Bettina Orlopp avisou, ainda assim, que o banco não se vai envolver em vendas "loucas", ou operações "estúpidas", e que a velocidade de eventuais sinergias e os riscos de execução de qualquer negócio precisam sempre de ser avaliados.
Momentos antes, o banco alemão afirmou que o conselho de administração e o de supervisão concordaram com a atual estratégia de independência do banco. Aumentaram ainda os objetivos de lucros e de pagamentos.
Os últimos tempos têm sido de tensão entre Roma e Berlim, por causa do interesse do UniCredit em comprar o Commerzbank. No início do mês, o banco italiano anunciou a compra de 9% e esta semana desafiou o Governo de Olaf Scholz – que queria vender apenas uma pequena parcela – usando contratos de derivados para aumentar a participação no banco alemão para 21%.