Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão de inquérito à CGD é retomada esta terça-feira

Depois de uma suspensão de mês e meio, devido aos trabalhos relativos ao Orçamento do Estado para 2017, deputados ouvem terça-feira Guilherme D'Oliveira Martins, enquanto antigo Ministro das Finanças.

05 de Dezembro de 2016 às 17:22
  • 1
  • ...

Depois de um início de vida acidentado e com uma suspensão de mês e meio, a comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos volta esta terça-feira a abrir as portas para uma nova audição. O protagonista será Guilherme D'Oliveira Martins, na qualidade de antigo ministro das Finanças, entre 1999 e 2002. É a primeira audição em mais de dois meses, depois de António Domingues - agora de saída do banco público - ter sido ouvido a 27 de Setembro.

Até agora compareceram junto dos deputados José de Matos, Carlos Costa e Mário Centeno, todos em Julho, mês em que a comissão foi criada, e depois António Domingues, no final de Setembro.

Com o aproximar dos trabalhos do Orçamento do Estado de 2017, e por entre disputas com a CGD e o Banco de Portugal sobre que informações poderiam negar à comissão, esta acabou por ser suspensa. O objectivo da decisão formal foi parar a contagem do seu prazo, que é de 120 dias, podendo ser estendido até 180 dias. A suspensão dos trabalhos vigorou entre 15 de Outubro e o final de Novembro (depois de inicialmente, por erro, a interrupção do prazo ter sido fixada até final de Dezembro). 

Já contando com a suspensão do prazo, a comissão já consumiu 75 dos 120 dias previstos como limite máximo, havendo ainda uma extensa lista de personalidades por ouvir e muita documentação pedida e ainda não recebida. Com o Orçamento do Estado aprovado e com uma nova administração a caminho, é provável que nos próximos dias se proceda a mais marcações de forma a acelerar o trabalho dos deputados. Paulo Macedo, o futuro líder executivo da Caixa, deverá ser uma das personalidades chamadas, mesmo que só daqui a algumas semanas. 

Guilherme D'Oliveira Martins foi ministro das Finanças entre 1999 e 2002. Nesse período, a Caixa conheceu dois presidentes, João Salgueiro e António de Sousa. A audição inicia-se às 15 horas.

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos comissão parlamentar de inquérito CGD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio