Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clientes lesados do BES acusam Banco de Portugal de falta de soluções

A Associação Indignados e Lesados do Papel Comercial, que representa subscritores de dívida do Grupo Espírito Santo nos balcões do antigo BES, manifestou-se esta quinta-feira junto ao Banco de Portugal, em Lisboa, reivindicando soluções para reaver o dinheiro investido.

A carregar o vídeo ...
05 de Fevereiro de 2015 às 14:15
  • 15
  • ...

Os representantes dos manifestantes entraram no edifício do Banco de Portugal para pedir uma audiência ao governador, Carlos Costa, e mostraram-se dispostos a fazer uma vigília até serem recebidos.

 

Um dos representantes, Mário Gomes, disse que estavam a apelar ao governador para dar uma solução aos lesados pela subscrição do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

 

"Há falta de informação, indiferença de tratamento, leviandade e falta de transparência por parte do Banco de Portugal", afirmou Mário Gomes, adiantando que o supervisor não propôs uma solução que garanta que o dinheiro seja devolvido, "embora exista uma provisão para esse efeito e esteja nas contas do Novo Banco".

 

Os manifestantes querem apelar junto de Carlos Costa para "um flagelo económico-social para muitas famílias e que poderá culminar em tragédias sociais", segundo o vice-presidente da associação, Alberto Neves.

 

O governador do Banco de Portugal foi o alvo do protesto, durante o qual alguns manifestantes exibiam cartazes dizendo "Carlos Costa, amigo de Salgado, devolve o que é nosso. Ganhem vergonha".

 

A 3 de Agosto passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Ver comentários
Saber mais Carlos Costa Banco de Portugal Mário Gomes Grupo Espírito Santo GES Novo Banco Alberto Neves BES banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio