Notícia
Corretora chinesa investigada pela justiça desconhece o paradeiro de dois gestores de topo
A Citic Securities diz desconhecer o paradeiro de dois dos seus gestores de topo, membros do comité executivo. A corretora chinesa está a ser investigada por ter colocado no mercado derivados financeiros falsos.
Chen Jun e Yan Jianlin, ambos gestores de topo da Citic Securities, estão incontactáveis e a empresa desconhece o seu paradeiro, escreve esta segunda-feira, 7 de Dezembro, a Bloomberg.
A Citic Securities, conglomerado financeiro que é também a maior corretora da China, está a ser investigada pelas autoridades chinesas devido à colocação no mercado de derivados financeiros falsos no valor de 166 mil milhões de dólares (cerca de 156 mil milhões de euros). As autoridades da China acreditam que a Citic tentava, com o recurso a derivados falsos, esconder a real dimensão dos empréstimos feitos para investimentos.
Chen Jun é o líder da unidade de banco de investimento, enquanto Yan Jianlin lidera o banco de investimento a nível internacional. Ambos fazem parte do comité executivo da empresa que, no domingo, informou através de um comunicado desconhecer o seu paradeiro.
Caso se confirme o envolvimento destes dois executivos desaparecidos, sobe para 10 o número de gestores da empresa apanhados na investigação. Já no fim de Novembro, oito executivos da Citic Securities tinham sido acusados de informação privilegiada.
De acordo com os órgãos de comunicação social chineses, os dois executivos desaparecidos podem também ter sido "solicitados para ajudar na investigação". No comunicado, a empresa diz que não sabe se os executivos estão a ser investigados ou a ajudar na investigação.