Notícia
Clientes da CGD já podem aderir ao "homebanking" sem ir ao balcão
Até agora, a adesão ao serviço de "homebanking" da Caixa, o Caixadirecta, só podia ser feita presencialmente numa agência. O banco estatal quer promover a utilização dos canais digitais.
"Passou a ser possível, através da app Caixadirecta, aderir ao serviço de homebanking da Caixa, sem assinatura ou entrega de documentos em papel", afirma o banco estatal num comunicado enviado esta terça-feira, 24 de março. Antes, esta adesão obrigava o cliente a deslocar-se a uma agência.
Esta é uma tentativa de promover os canais digitais junto dos clientes, desincentivando-os a deslocarem-se a um balcão. Isto apesar de a Caixa manter 500 agências abertas em todo o país. "Esta solução enquadra-se no programa de transformação digital da Caixa e visa responder às necessidade do atual contexto – Covid 19, criando condições para que os clientes possam, a partir de casa e sem necessidade de deslocação, aceder aos produtos/serviços do banco, com toda a comodidade, rapidez e segurança", explica a CGD.
Para tal, será utilizada tecnologia de identificação e validação biométrica de alta segurança, através da captura da imagem do documento de identificação seguido da recolha da prova de vida através de um processo semelhante a um "vídeo-selfie" com menos de 3 segundos, refere o banco. Será este sistema biométrio, desenvolvido em parceria com a Polygon, que permitirá validar a identidade do cliente e que se trata de uma "pessoa viva, em tempo real, a realizar essa mesma operação".