Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CEO do banco dono do Finibanco Angola morre em acidente de helicóptero

Herbert Wigwe, presidente executivo do Grupo Access Bank, maior banco da Nigéria que comprou o Finibanco Angola ao Montepio em 2023, faleceu na sexta-feira, nos Estados Unidos, juntamente com a mulher e o filho.

11 de Fevereiro de 2024 às 14:40
  • 1
  • ...
O presidente executivo do maior banco da Nigéria e o ex-presidente da Bolsa de Valores do país morreram num acidente de helicóptero nos Estados Unidos, na Califórnia, anunciaram este domingo o banco e o presidente nigeriano.  Grupo Access Bank, de que Herbert Wigwe era CEO, comprou o Finibanco Angola ao português Montepio no verão de 2023.

O presidente executivo (CEO) do Grupo Access Bank, Herbert Wigwe, "morreu ao lado da esposa e do filho na sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024, num acidente de helicóptero nos Estados Unidos", afirmou o grupo em comunicado, destacando que "a família Access está de luto pela perda".

As autoridades dos EUA informaram que dois tripulantes e quatro passageiros morreram no acidente.

O chefe de Estado da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, disse que o ex-presidente da bolsa de valores da Nigéria, Abimbola Ogunbanjo, também estava entre os mortos, considerando o acidente de "uma tragédia avassaladora além da compreensão".

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, disse nas redes sociais que estava "terrivelmente triste com a notícia da terrível perda de Herbert Wigwe, CEO do grupo Access Bank, da sua esposa e filho, assim como de Abimbola Ogunbanjo".

O helicóptero descolou de Palm Springs, Califórnia, com destino a Boulder City, Nevada, segundo as autoridades norte-americanas.

O Access é o maior banco da Nigéria em ativos, segundo a Bloomberg.

Segundo o comunicado do grupo, Wigwe "foi fundamental para o crescimento do Access Bank, que cofundou com o seu amigo e parceiro de negócios Aigboje Aig-Imoukhuede". "Assumiu o cargo de CEO do Access Bank Group em 2014, concentrando-se na expansão do Banco na Nigéria e em África antes de assumir o comando da Access Holdings em 2022", descreve a empresa.

Em comunicado, o grupo sublinha também que "sob a sua liderança, o Access Bank conduziu a sua estratégia africana para se tornar o maior banco de retalho da África Subsariana em base de clientes".

Banco nigeriano ficou com operação do Montepio em Angola
Em agosto do ano passado, o Banco Montepio anunciou ter vendido todas as participações que tinha no Finibanco Angola (FNBA), equivalentes a 29,22%, desfazendo-se totalmente da posição na instituição financeira angolana.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Montepio revelou então que "concluiu com sucesso a venda da participação que ainda detinha" no FNBA, por "9.046.807 milhares de kwanzas, com o contravalor de 10 milhões de euros" e que o comprador era o nigeriano Access Bank.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio