Notícia
CaixaBank compra operações do Barclays em Espanha
O CaixaBank, accionista do BPI, e terceiro maior grupo bancário em Espanha, garantiu o acordo para a compra da actividade bancária do Barclays no país vizinho por 800 milhões de euros.
O CaixaBank vai comprar a actividade bancária do Barclays em Espanha. O acordo foi anunciado esta madrugada e prevê o desembolso pelo terceiro maior grupo bancário espanhol de 800 milhões de euros, mas o preço final ainda poderá ser ajustado.
Segundo o El Pais decorreram negociações durante quase quatro meses. E o La Caixa ficará com o negócio da banca de retalho, gestão de património e banca corporativa do Barclays Espanha. O que irá permitir ao CaixaBank reforçar a sua posição em particular em Madrid, onde o Barclays conta com 103 balcões de um total de 271 que detém em Espanha.
O CaixaBank já tem uma rede de 5.695 sucursais. Permitirá ainda, de acordo com dados da Bloomberg, aumentar a sua rede de clientes em cerca de 550 mil para mais de 14 milhões. Os activos do Barclays Espanha estão contabilizados em 22 mil milhões de euros.
O sector bancário em Espanha continua a mexer, depois de em Julho o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) ter anunciado a compra do Catalunya Banc.
Para o grupo Barclays esta venda insere-se na estratégia de reduzir activos "não core".