Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa vai propor pagamento de 85 milhões em dividendos ao Estado

O banco estatal vai propor o pagamento de 85 milhões de euros em dividendos ao Estado. A proposta será apresentada na próxima assembleia-geral de acionistas.

11 de Fevereiro de 2021 às 17:30
  • ...
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai propor, em assembleia-geral, o pagamento de 85 milhões de euros em dividendos ao acionista Estado.

"Seguindo a recomendação do BCE, irá ser proposta à assembleia geral a distribuição de dividendos referentes a 2020 num valor correspondente a 20 pontos base do rácio CET1, o que equivale acerca de 85 milhões de euros", de acordo com o comunicado da CGD, divulgado esta quinta-feira na CMVM. 

Na conferência de imprensa, Rui Vilar, "chairman" da Caixa, afirmou que o banco estatal "está em condições de voltar" a distribuir dividendos, isto num ano em que obteve lucros de 492 milhões de euros. 

O banco não avançou, no ano passado, com uma proposta para o pagamento de dividendos, seguindo a recomendação das autoridades europeias no contexto de pandemia. Em causam estavam 300 milhões de euros.

Também o BPI vai retomar o pagamento de dividendos. Na conferência de imprensa sobre os resultados de 2020, João Pedro Oliveira e Costa, CEO do banco, afirmou que "o conselho de administração já aprovou a proposta de distribuição de dividendos de 15% dos resultados, que serão liquidados em setembro de 2021, em absoluta correspondência com as recomendações dos reguladores. Será distribuído, em setembro de 2021, 15% do resultado, portanto, 13 milhões de euros".

O BPI tornou-se, assim, no primeiro banco português a anunciar o regresso à distribuição de dividendos, depois de, no ano passado, o Banco Central Europeu (BCE) ter recomendado a suspensão do pagamento devido ao impacto da covid-19. 
Ver comentários
Saber mais CGD dividendos Paulo Macedo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio