Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP terá registado prejuízos de 142 milhões no primeiro trimestre

Estimativas do Espírito Santo Investment Bank apontam para que o BCP tenha registado o quarto trimestre consecutivo no vermelho. Já o BPI terá reduzido os resultados líquidos em 32%.

23 de Abril de 2013 às 14:12
  • 6
  • ...

O Banco Comercial Português terá fechado o primeiro trimestre com um resultado líquido negativo de 142 milhões de euros, o que compara com lucros de 41 milhões de euros no período homólogo do ano passado.

 

As previsões são do Espírito Santo Investment Bank, unidade de research do BESI. A confirmarem-se o BCP terá registado entre Janeiro e Março deste ano o quarto trimestre consecutivo de prejuízos.

 

Ainda assim os números antecipados pelo BESI são inferiores aos registados nos trimestres anteriores. No quarto trimestre os resultados líquidos foram negativos em 422 milhões de euros.

 

Numa nota de “reasearch” a que o Negócios teve acesso, com a antecipação dos resultados dos bancos ibéricos, o BESI espera que a margem financeira e as provisões para crédito mal parado do BCP continuem “sob pressão” no primeiro trimestre.

 

A margem financeira terá descido para 196 milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 38% em termos homólogos e de 23% face aos últimos três meses do ano passado. Outros indicadores operacionais, como as comissões (-8%) e o “trading” (-57%), também terão evoluído de forma negativa, segundo as mesmas previsões.

 

O BCP terá efectuado provisões para fazer face a crédito mal parado no montante de 219 milhões de euros, o que compara com os 170 milhões de euros do período homólogo e os 448 milhões de euros do quarto trimestre de 2012.

 

Quanto à divisão dos lucros pelas diferentes geografias, as previsões do BESI apontam para que a actividade doméstica tenha registado prejuízos de 158 milhões de euros, sendo que a Grécia (-19 milhões) e outras unidades internacionais (-23 milhões) também terão ficado no vermelho. Polónia (28 milhões), Moçambique (22 milhões) e Angola (8 milhões) ajudaram a compensar os prejuízos das restantes unidades.

 

O BCP vai publicar os seus resultados a 6 de Maio e o BESI diz que o principal foco estará nos resultados da unidade grega e na operação de venda destes activos, que foi comunicada no início desta semana.

 

Lucros do BPI deverão recuar 32%

 

No mesmo dia também o BPI apresentará as contas do primeiro trimestre, aguardando o BESI uma variação negativa, mas com o banco a continuar a apresentar lucros.

 

As expectativas apontam para lucros de 27 milhões de euros nos três primeiros meses deste ano, uma queda de 32% face ao mesmo período do ano passado e de 80% contra o quarto trimestre.

 

O BESI aguarda que o BPI continue a demonstrar, na unidade em Portugal, uma “deterioração na qualidade dos activos” e uma “ligeira melhoria” na margem financeira, face ao trimestre anterior.

 

Já a unidade em Angola deverá continuar a ser a principal contribuidora para os resultados do banco liderado por Fernando Ulrich, com lucros de 22 milhões de euros.

 

A margem financeira total terá aumentado 16% em termos homólogos, para 144 milhões de euros. As provisões para fazer face ao crédito mal parado terão ficado em 56 milhões de euros, acima do período homólogo (50 milhões de euros) e do último trimestre de 2012 (52 milhões d euros).

 

As acções do BCP sobem 6,19% para 0,103 euros e os títulos do BPI avançam 5,76% para 1,029 euros.      

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BCP BESI BPI research resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio