Notícia
BCE pagou quase dois mil milhões de euros em juros aos bancos portugueses em pouco mais de um ano
O Banco Central Europeu, via Banco de Portugal, pagou cerca de 1,9 mil milhões de euros aos bancos portugueses em juros entre setembro de 2022 e o final de 2023, adianta o Expresso.
Os bancos nacionais receberam, em pouco mais de um ano, cerca de 1,9 mil milhões de euros do Banco Central Europeu, através do Banco de Portugal. As contas são do jornal Expresso e respeitam ao período entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, quando as taxas diretoras passaram a ser superiores a 0%.
Ao longo deste período, o BCE pagou a todos os bancos europeus, incluindo os portugueses, uma taxa média de 2,8%, incluindo aos fins de semana e feriados. Na prática, quer isto dizer que a banca nacional recebeu, em média, mais de 4 milhões de euros por dia neste espaço temporal, escreve o jornal.
A partir do momento, em setembro de 2022, que o regulador europeu decidiu aumentar os juros da facilidade permenente de depósito - uma das taxas do BCE, que define os juros que os bancos recebem pelo dinheiro que lá têm depositado -, passou a ser vantajoso para a banca aumentar esses depósitos, uma opção pela qual acabaram por enveredar.