Notícia
Barclays fecha unidade de apoio à fuga ao fisco
O banco britânico Barclays vai fechar uma unidade do seu negócio que ajudava os clientes a evitarem o pagamento de impostos, noticiou este domingo a BBC.
A instituição vai anunciar que parte do negócio de Mercados de Capital Estruturados (Structured Capital Markets) vai ser extinta, no âmbito de uma revisão estratégica mais alargada, esperando-se que o anúncio seja feito na terça-feira, dia em que o banco revela os resultados de 2012.
A medida - refere a BBC - insere-se nas tentativas de o Barclays melhorar a sua imagem, depois de uma série de escândalos em que a instituição tem estado envolvida.
O Barclays foi acusado de, durante a crise financeira, ter manipulado a taxa Libor, de referência no mercado interbancário no Reino Unido, tendo sido multada em 290 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros) devidos às autoridades financeiras do Reino Unido e dos Estados Unidos da América.
O processo conduziu ao afastamento da administração e dos corpos directivos do banco, entre os quais o então presidente executivo da instituição, o norte-americano Bob Diamond, e o director financeiro do grupo, Chris Lucas.
A taxa Libor (sigla de London InterBank Offered Rate) resulta da média da taxa de juro a que vários bancos emprestam dinheiro entre si e é utilizada no Reino Unido, e um pouco por todo o mundo, como referência para os créditos a empresas e particulares, servindo também de indexante para alguns produtos financeiros.