Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia pondera cortar 2.510 empregos

Os cortes previstos, pós-fusão do Bankia com o Banco Mare Nostrum, correspondem a cerca de 14% do total do efectivo de trabalhadores das duas instituições, que ascende a 17.353 pessoas.

18 de Dezembro de 2017 às 16:02
  • ...
O banco espanhol Bankia está a propor aos sindicatos a aplicação de um Expediente de Regulação de Emprego (ERE) que vai abranger os postos de 2.510 trabalhadores da instituição.

Os cortes previstos, que são avançados pelo El País, estão relacionados com a fusão entre o Bankia e o Banco Mare Nostrum (BMN), aprovado a 15 de Dezembro pela concorrência espanhola.

Os cortes previstos correspondem a cerca de 14% do total do efectivo de trabalhadores (17.353 no total) que resulta da soma das duas instituições fundidas: 13.449 do Bankia e 3.904 do BMN. 

Dos mais de 2.000 colaboradores abrangidos, 817 estão nos serviços centrais do Bankia e 1.118 trabalham nas agências.

Além destes, a administração do banco invocou também a necessidade de libertar os quadros de mais 575 empregados, 200 dos quais ligados ao fenómeno da digitalização da banca, que diminui o recurso dos clientes aos balcões físicos dos bancos.

Poderão, em virtude desta transformação, vir a ser encerradas 250 sucursais do banco. 

O banco deverá permitir a pré-reforma a colaboradores com mais de 55 anos e, para aqueles que estejam abaixo desta idade, deverá propor a sua integração nos serviços dos bancos, mas noutras geografias de Espanha. 

Os sindicatos já consideraram que o número proposto pela administração é excessivo, desejando que as saídas sejam voluntárias e reduzidas ao mínimo.
Ver comentários
Saber mais Bankia Espanha ERE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio