Notícia
Banif já garantiu aumento de capital de 138,5 milhões
O aumento de capital do Banif já está integralmente colocado, apesar de o prazo para a entrega de ordens de subscrição terminar apenas na sexta-feira, 30 de Maio. Segundo o "Diário Económico", vai haver rateio com as novas acções do banco, em que os actuais accionistas beneficiam de alocação prioritária.
O Banif já garantiu a colocação da totalidade do aumento de capital de 138,5 milhões de euros, apesar de ainda faltarem dois dias para o fim da operação, cujo prazo termina esta sexta-feira, 30 de Maio.
O facto de as ordens de subscrição de novas acções do banco já superarem a oferta disponível vai implicar a realização de rateio, com o objectivo de alocar os títulos em função dos critérios de atribuição definidos. Recorde-se que os actuais accionistas serão beneficiados neste processo, uma vez que lhes foi lhes foi atribuída prioridade na alocação de acções.
O aumento de capital que o Banif tem em curso destina-se a concluir o processo de capitalização de 450 milhões de euros a realizar com recurso a investidores privados, um compromisso assumido com o Estado no âmbito do apoio público de 1.100 milhões que o banco recebeu. Deste montante, a instituição liderada por Jorge Tomé já devolveu ao Tesouro 275 milhões relativos a instrumentos de capital contingente ("CoCos").