Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal renova contratação da TC Capital por 180 mil euros

A assessoria financeira à venda do Novo Banco continua a custar dinheiro aos cofres da autoridade de resolução. É a terceira vez que é assinado um contrato com a TC Capital.

Bloomberg
  • 2
  • ...

O Banco de Portugal voltou a renovar o contrato com a boutique financeira TC Capital, que tem estado a trabalhar na alienação do Novo Banco. O regulador compromete-se a pagar até 180 mil euros a esta entidade.

 

Por não ter recursos próprios, o Banco de Portugal tem feito ajustes directos por conta da assessoria financeira na venda da instituição financeira. No caso da TC Capital, o novo contrato, assinado a 21 de Abril de 2016, reporta os seus efeitos ao mês anterior.

 

O contrato "reporta os seus efeitos a 20 de Março de 2016 e mantém-se em vigor pelo prazo de três meses, considerando-se automaticamente renovado por períodos de um mês, até um máximo de três meses, se nenhuma das partes o denunciar, sem prejuízo das obrigações acessórias que devam perdurar para além da sua cessação", indica a publicação no Portal Base, onde são colocadas as contratações públicas. Os 180 mil euros representam 30 mil euros por mês.

 

Não é assinalado qual o tema do contrato mas é assinado pelo director do departamento da unidade de serviços de apoio, Eugénio Gaspar, e pelo director adjunto responsável pela unidade de resolução, João Freitas. É na unidade de resolução que tem estado incluído o Novo Banco, já que é um banco de transição que resultou da resolução do Banco Espírito Santo. 

 

Este é o terceiro contrato entre o Banco de Portugal e a TC Capital. O primeiro teve efeitos entre 20 de Outubro de 2014 e 20 de Agosto do ano seguinte, com uma remuneração periódica de 30 mil euros mensais, acrescida de uma remuneração extra de 500 mil euros pelo sucesso do projecto (que o Banco de Portugal nunca esclareceu se foi paga). Contudo, na altura, a venda do Novo Banco foi cancelada. Mas a TC Capital voltou a ser contratada entre 20 de Agosto de 2015 e 20 de Março de 2016, também com o pagamento de 30 mil euros mensais, e já sem a referência ao prémio. 


A primeira contratação da TC Capital causou 
alguma polémica tendo em conta que o seu líder, Philippe Sacerdot (que assina o novo contrato), trabalhou com António Varela, administrador que se demitiu em Março do Banco de Portugal, por ambos terem trabalhado no UBS. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Capital Novo Banco TC Capital grandes empresas economia negócios e finanças economia (geral) banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio