Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco polaco do BCP volta a constituir provisões. São mais 145 milhões

O Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, anunciou novas provisões nos resultados preliminares do terceiro trimestre. O total de provisões constituídas este ano chega assim aos 470 milhões de euros.

Instituição financeira detida pelo BCP na Polónia constituiu provisões de 451 milhões de zlotys.
Reuters
04 de Outubro de 2023 às 17:46
  • ...
O Bank Millennium - entidade polaca detida em 50,1% pelo BCP - anunciou que constituiu mais 673 milhões de zlótis polacos nos resultados preliminares do terceiro trimestre, após a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) relativamente às hipotecas em francos suíços. A informação foi comunicada pelo banco ao regulador do mercado da Polónia.

Este valor, que equivale a 145,53 milhões de euros, leva a que o total acumulado em provisões este ano ascenda a 2.174 milhões de zlótis, ou seja, 470 milhões de euros.

Adicionalmente, pode ler-se no documento, "71 milhões de zlótis [o equivalente a 15,35 milhões de euros] em provisões devem ser constituídos contra riscos legais derivados da carteira de crédito originada pelo antigo Euro Bank", entretanto adquirido, em 2019, pelo Bank Millennium.

Mesmo com as provisões, o Bank Millennium espera conseguir, no terceiro trimestre do ano, resultados líquidos positivos. Depois de vários trimestres com resultados negativos, o banco polaco registou lucros de 249 milhões de zlótis (54 milhões de euros) no último trimestre do ano passado. Tendo mantido a tendência nos dois primeiros trimestres deste ano.

Apesar dos resultados positivos mais recentes, os processos relacionados com produtos em moeda estrangeira ainda pesaram 808 milhões de zlótis (175 milhões de euros) nas contas do banco entre abril e junho.

Em causa está um problema relacionado com empréstimos em francos suíços concedidos pelo Bank Millennium em 2008.

A valorização da moeda helvética no mercado cambial provocou dificuldades aos titulares desses créditos e, em 2019, o Tribunal de Justiça Europeu determinou que os clientes tinham o direito de pedir a conversão dos empréstimos para a moeda local.

Em resultado, a instituição polaca detida pelo banco português - tal como vários outros bancos no país - tem vindo a constituir provisões de centenas de milhões de euros que têm, por sua vez, levado a menores lucros. Esses resultados têm tido também reflexo nas contas do BCP.
Saber mais Lucros Empréstimos Crédito e dívida Tribunal de Justiça da União Europeia Bank Millennium Polónia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio