Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal pede auditoria ao Banco de Fomento para avaliar risco de crédito

Auditoria "tem por objeto a aquisição de serviços de auditoria de controlo interno e de risco de crédito" da instituição liderada por Beatriz Freitas. Auditoria especial deverá durar seis meses.

Tiago Sousa Dias
18 de Outubro de 2021 às 12:38
  • 3
  • ...
O Banco de Portugal pediu uma auditoria ao Banco de Fomento para avaliar o controlo interno e risco de crédito da entidade. O anúncio de procedimento foi publicado esta segunda-feira em Diário da República e dá ao Banco de Fomento 30 dias para escolher uma entidade independente para proceder à auditoria solicitada.

No documento, o Banco de Portugal explica que a auditoria "tem por objeto a aquisição de serviços de auditoria de controlo interno e de risco de crédito" da instituição liderada por Beatriz Freitas e adianta que se trata de uma auditoria especial, que deverá durar 6 meses. Não esclarece, no entanto, qual o âmbito do processo. 

O jornal digital Eco avança, no entanto, que em causa estão os processos de atribuição das linhas covid-19 e a sua elegibilidade para mitigar o impacto da pandemia da covid-19. A concessão de garantias bancárias às linhas de crédito dadas pelo Banco de Fomento serão um dos grandes focos desta auditoria. 

O Banco de Portugal lembra, no anúncio da auditoria publicado em Diário da República, que "pode exigir a realização de auditorias especiais por entidade independente, por si designada, a expensas da instituição auditada", com base no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF). 


O Estado admite pagar até 350 mil euros pela auditoria. A entidade que vai auditar o Banco de Fomento será escolhida, através do concurso público agora lançado, tendo como critérios a experiência profissional, dimensão da equipa e a melhor relação qualidade-preço.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Banco de Fomento Diário da República economia negócios e finanças política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio