Notícia
Banco de Portugal aplica coimas de 2,5 milhões no terceiro trimestre
O Banco de Portugal avançou com uma decisão em relação a 85 processos nos últimos três meses, dando origem a coimas de 2,5 milhões de euros. A maioria das decisões diz respeito a infracções na actividade comercial dos bancos.
O Banco de Portugal aplicou coimas de 2,585 milhões de euros entre Julho e Setembro e dirigiu ainda doze admoestações no mesmo período.
As multas resultam da decisão em relação a 85 processos de contra-ordenação durante o trimestre - embora cerca de 1,6 milhões tenham ainda a execução suspensa. Destes, a maioria – 63 – dizem respeito a infracções de natureza comportamental, isto é, relacionados com a actividade comercial das instituições.
Entre os restantes processos decididos no trimestre, dez são de natureza prudencial, dez relativos a deveres no que toca à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e por último, dois dizem respeito a violações às regras em matéria de recirculação de numerário.
Ainda durante os três meses que terminaram em Setembro, o Banco de Portugal decidiu instaurar 22 novos processos de contra-ordenação.