Notícia
Alguns “lesados” do Banif já aderiram à solução proposta pelo Totta
A solução que o Santander Totta apresentou a clientes do Banif que tinham obrigações subordinadas deste banco “está a ter algum interesse”, revelou Vieira Monteiro. O banco está ainda a evitar a situação dos clientes que tinham créditos garantidos por aqueles títulos.
Já há adesões à emissão de dívida subordinada que o Santander Totta vai fazer para ajudar a solucionar o problema dos clientes do Banif que adquiriram obrigações subordinadas por este banco e que, pelas regras da resolução, perdem o seu investimento.
"Tem havido algum interesse e já há algumas subscrições feitas", revelou António Vieira Monteiro na apresentação de resultados.
Em causa está a emissão de obrigações subordinadas que o Santander Totta tem em curso e que abre a porta a que os clientes do Banif, que arriscavam perder a totalidade das suas aplicações, possam reaver até 75% do valor investido naquela dívida.
Além disso, adiantou Vieira Monteiro, o banco está ainda a "avaliar" a situação dos contratos de crédito concedidos pelo Banif e que têm como garantia dívida subordinada daquela instituição que, como sublinhou Vieira Monteiro, "agora não vale nada". Estes empréstimos passaram para o Santander Totta que agora está a analisar como resolver o problema de colaterais destes créditos.