Notícia
Alfredo Sáenz abandona presidência do Santander
O banqueiro saiu da presidência executiva do banco espanhol e deixa, também, o conselho de administração. Javier Marín Romano é o novo CEO.
Alfredo Sáenz demitiu-se da liderança do espanhol Santander. O antigo presidente executivo do banco (na foto) informou esta segunda-feira, 29 de Abril, o conselho de administração do Banco Santander da sua decisão.
Ao fim de 19 anos no banco, Sáenz abandona o cargo de CEO e deixa também de fazer parte do conselho de administração (era vice-presidente), indica o comunicado enviado pelo banco ao regulador do mercado de capitais espanhol e também à portuguesa Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A demissão “voluntária” de Sáenz, que era CEO desde 2002, está a ser atribuída, pelos jornais espanhóis, a um processo do Banco de Espanha, que tem que ver com os critérios de honorabilidade de quem pode ocupa cargos de liderança nas instituições financeiras.
Na semana passada, o Banco de Espanha arquivou um processo aberto contra Sáenz relativo aos seus critérios de idoneidade e honorabilidade. Contudo, conforme conta o “El País”, anunciou a abertura de um novo processo para avaliá-lo segundo os novos critérios aprovados pelo Governo – o Executivo de Rajoy aprovou um novo regime jurídico para incorporar uma recomendação da Autoridade Bancária Europeia sobre a situação de banqueiros com antecedentes criminais. Sáenz foi condenado judicialmente mas com o novo regime é o supervisor bancário que aceita se um banqueiro pode exercer funções apesar de ter antecedentes criminais.
“O conselho de administração expressou o seu reconhecimento e agradecimento à extraordinária actividade realizada por Alfredo Sáenz desde a sua entrada no grupo e, especialmente, enquanto presidente executivo do Banco Santander”, adianta o comunicado.
Marín Romano é novo CEO
No banco desde 1991, Javier Marín Romano é o novo CEO do Santander. O novo presidente executivo era, até aqui, director-geral do banco e responsável pela divisão global de seguros, gestão de activos e banca privada, de acordo com o comunicado.
Além desta alteração, o conselho de administração decidiu proceder a alterações na sua composição. Matías Rodríguez Inciarte passa a segundo vice-presidente e Isabel Biscarolasaga é o novo membro da comissão executiva do Santander.
(Notícia actualizada às 11h45 com mais informações)