Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Administradores do First Republic Bank alvo de investigação da SEC

O organismo liderado por Gary Gensler quer saber se algum dos executivos aproveitou informação privilegiada para negociar ações do First Republic, momentos antes da sua venda ao JPMorgan Chase.

Reuters
  • 2
  • ...

O regulador financeiro norte-americano (na sigla inglesa SEC) está a investigar a conduta dos executivos do First Republic Bank nos momentos que antecederam a venda do banco ao JPMorgan Chase.

O organismo liderado por Gary Gensler (na foto) está em concreto a investigar se alguns dos membros da administração do banco regional norte-americano utilizou informações privilegiadas para negociar as ações da instituição, durante este período.

Esta informação foi prestada por fontes conhecedoras do assunto à Bloomberg, as quais não conseguem identificar quem são os executivos alvo desta investigação.

A agência de informação tentou contactar as partes envolvidas nesta histórias para obter esclarecimentos, mas tanto a SEC como o JPMorgan recusaram comentar.

Há dois meses que as autoridades norte-americanas tentavam uma solução para salvar o First Republic Bank, depois das quedas do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. No entanto, depois de um fim de semana de negociações, foi anunciada na passada segunda-feira a decisão final, que resultou na compra do First Republic pelo JPMorgan.


Assim, a agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) – agência que trabalha pela garantia de depósitos bancários nos Estados Unidos – decidiu encerrar o First Republic devido à sua incapacidade de travar a fuga de depósitos, a deterioração dos seus ativos e a pressão que estava a provocar na bolsa. 

 

O First Republic Bank tornou-se o epicentro da crise da banca nos Estados Unidos, depois de ter registado uma forte fuga dos depósitos no primeiro trimestre do ano. 

Ver comentários
Saber mais SEC SEC Chase Estados Unidos First Republic economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio