Notícia
Administradores do First Republic Bank alvo de investigação da SEC
O organismo liderado por Gary Gensler quer saber se algum dos executivos aproveitou informação privilegiada para negociar ações do First Republic, momentos antes da sua venda ao JPMorgan Chase.
O regulador financeiro norte-americano (na sigla inglesa SEC) está a investigar a conduta dos executivos do First Republic Bank nos momentos que antecederam a venda do banco ao JPMorgan Chase.
O organismo liderado por Gary Gensler (na foto) está em concreto a investigar se alguns dos membros da administração do banco regional norte-americano utilizou informações privilegiadas para negociar as ações da instituição, durante este período.
Esta informação foi prestada por fontes conhecedoras do assunto à Bloomberg, as quais não conseguem identificar quem são os executivos alvo desta investigação.
A agência de informação tentou contactar as partes envolvidas nesta histórias para obter esclarecimentos, mas tanto a SEC como o JPMorgan recusaram comentar.
Há dois meses que as autoridades norte-americanas tentavam uma solução para salvar o First Republic Bank, depois das quedas do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. No entanto, depois de um fim de semana de negociações, foi anunciada na passada segunda-feira a decisão final, que resultou na compra do First Republic pelo JPMorgan.
Assim, a agência Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) – agência que trabalha pela garantia de depósitos bancários nos Estados Unidos – decidiu encerrar o First Republic devido à sua incapacidade de travar a fuga de depósitos, a deterioração dos seus ativos e a pressão que estava a provocar na bolsa.
O First Republic Bank tornou-se o epicentro da crise da banca nos Estados Unidos, depois de ter registado uma forte fuga dos depósitos no primeiro trimestre do ano.