Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A polémica das comissões na banca em dois minutos. E agora?

As propostas do PS e do Chega para alterar as comissões no reembolso antecipado do crédito com taxa fixa e variável  ficaram pelo caminho. Foram chumbadas no Parlamento depois de muitas críticas da banca. O Explicador do Negócios resume-lhe a polémica e diz-lhe os cenários possíveis a partir de agora.

A carregar o vídeo ...
30 de Novembro de 2024 às 15:00
  • ...

A proposta do PS foi chumbada no Parlamento com os votos contra do PSD, CDS e do Chega, que tinha uma proposta semelhante, que foi também chumbada.

Os socialistas queriam a redução de 2% para 0,5% da comissão máxima cobrada pela banca nas amortizações antecipadas dos empréstimos à habitação com taxa fixa. No caso da taxa variável, os bancos continuariam a não cobrar qualquer taxa na amortização antecipada parcial ou total do crédito. 

Atualmente, o regime dos contratos de crédito à habitação prevê uma comissão de 0,5% sobre o capital que é reembolsado nos créditos com taxa variável. E de 2% na taxa fixa. 
 
No entanto, desde 2022 e até ao final deste ano, a cobrança de comissões no reembolso do crédito a taxa variável  está temporariamente suspensa. A medida tem servido para ajudar as famílias a atenuar o impacto do aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) e da inflação.  

Uma medida que deu frutos. Por exemplo, em 2023, o número de reembolsos antecipados subiu mais de 70%. Foram quase 250 mil reembolsos no montante total de mais de 11 mil milhões de euros. 
 
A proposta inicial do PS determinava o fim das comissões quer para os contratos com taxa variável, quer com taxa fixa. Mas um parecer negativo da Associação Portuguesa de Bancos levou o partido a alterar o texto. 

A associação que representa o setor avisou os deputados que limitar ou proibir as comissões poderia levar as instituições financeiras a restringir a concessão de empréstimos à habitação com taxa fixa ou mista, modalidade que representa 85% dos novos créditos e cerca de um terço dos contratos já existentes. 
 
Com o chumbo das propostas do PS e do Chega, há agora dois caminhos. Por um lado, o Governo pode prolongar a suspensão da cobrança de comissões no reembolso do crédito a taxa variável, como tem acontecido desde 2022.  Por outro lado, se nada for feito, a partir de janeiro de 2025, os bancos podem voltar a cobrar as comissões por amortização antecipada dos créditos à habitação.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio