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Volkswagen vence nos tribunais espanhóis
O fabricante automóvel venceu em nove dos 10 casos judiciais em Espanha. As acusações recaíam sobre os defeitos do software de medição das emissões de gases dos veículos.
A Volkswagen saiu vencedora de quase todas as acusações dos clientes espanhóis. Apenas num dos casos a empresa alemã foi sentenciada a pagar ao comprador uma quantia de 5.006 euros. Os juízes afirmam que os veículos da marca não são mais poluentes que os das outras marcas.
O fabricante admitiu em Setembro de 2015 que equipou entre 2008 e 2015 veículos a diesel das marcas Volkswagen, Seat, Audi e Skoda com um programa que manipulava os valores das emissões de óxido de nitrogénio. A partir do mesmo software, a Volkswagen vendeu 11 milhões de veículos, dos quais 700.000 foram vendidos em Espanha.
O único caso onde a Volkswagen teve de pagar uma indemnização remonta ao passado mês de Outubro, referente à sucursal de Valladolid. Na acusação constava um pedido de rescisão do contracto de compra do modelo Audi Q5 Ambiente, a substituição do automóvel por outro da mesma categoria e uma indeminização por danos e prejuízos.
As instâncias judiciais reconheceram como indeminização 10% do preço do veículo, num total de 5.006 euros. A empresa já recorreu da decisão ao Tribunal Provincial de Valladolid.
Nos nove casos favoráveis à Volkswagen, os tribunais decidiram proceder a favor do fabricante alemão sob o argumento de que os valores de emissões registados nas estradas não superam os da concorrência. Além disso, os juízes afirmam que a marca se comprometeu a oferecer uma solução técnica, nomeadamente uma actualização do software em causa.
O mesmo jornal refere que os vários tribunais apresentaram argumentos semelhantes para rejeitar as queixas contra a Volkswagen. Em Valência, a acusação de um comprador do Volkswagen Tiguan Cross 2.0 foi descartada uma vez que o veículo "é apto para circulação, isto é, para o fim pelo qual se adquire o veículo", cita o El País. O tribunal acrescenta ainda que não houve nenhum acordo entre a autoridade nacional nem a União Europeia para a retirada de circulação dos automóveis, dado que não representam quaisquer "mais perigos para o meio ambiente que os produtos semelhantes".
Em Quart de Poblet, os tribunais confiam que a Volkswagen terá uma solução técnica e que se encarregará com os custos inerentes. Em Manacor, o caso não foi considerado como primordial, tendo sido recusado o pagamento de 10.346 euros ao cliente, que alegou desvalorização do veículo.
Após o escândalo que tem envolvido a Volkswagen nos últimos meses, a empresa alemã chegou a um acordo na semana passada para recomprar ou reparar 80 mil automóveis a diesel vendidos nos Estados Unidos. Também este mês, a Volkswagen começou a mostrar sinais de recuperação com o aumento de quota de mercado na Europa.