Notícia
Volkswagen pode estender ao Reino Unido estímulos à troca de carros diesel
À semelhança do que já anunciou para os proprietários alemães, também os britânicos deverão ser abrangidos pelo mecanismo de troca de veículos poluentes por carros mais avançados, refere o Financial Times.
Depois dos proprietários de automóveis na Alemanha, que esta semana passaram a poder beneficiar de um incentivo de até 10 mil euros para a troca de carros diesel antigos por novos veículos de marcas do grupo Volkswagen, também os do Reino Unido pode vir a ser abrangido por um mecanismo semelhante.
A decisão da empresa germânica, que pretende assim travar a poluição nas grandes cidades e preservar a indústria dos veículos a gasóleo, poderá ser anunciada ainda esta quinta-feira, 10 de Agosto, avança o Financial Times.
A publicação, que cita uma fonte próxima do processo, adianta que vários responsáveis pelas marcas da Volkswagen no Reino Unido - Audi, Porsche, Skoda e Seat - estiveram reunidos durante o dia de hoje.
Um porta-voz do grupo admitiu entretanto que cada uma das marcas está a estudar possíveis benefícios para implementar um esquema de incentivos em território britânico, mas que o processo está numa fase inicial.
Na terça-feira passada, a Audi e a Volkswagen anunciaram a concessão de um incentivo de até 10.000 euros, dependendo do modelo, na compra de uma nova viatura da marca que seja mais ecológica.
A vantagem comercial enquadra-se no "programa ambiental" lançado pelo grupo como forma de promover cidades mais limpas, estratégia que tinha ficado acordada na semana passada durante a "cimeira do diesel" em que responsáveis do sector e políticos discutiram formas de "salvar" as viaturas que usam este combustível na Alemanha.
O apoio pode ser atribuído no caso da compra de um carro compatível com as normas standard Euro 6 (mais eficientes ambientalmente), contra a retirada das estradas de automóveis diesel mais antigos (standards Euro 1 a Euro 4).
No caso da Audi o apoio começa nos 3 mil euros e vai também até 10.000 euros. No modelo desenvolvido pela VW, a compra de híbridos, eléctricos ou a gás natural pode dar direito a um incentivo extra.
A notícia de que a Volkswagen está a ponderar estender os estímulos ao Reino Unido chega um dia depois de a BMW ter anunciado um mecanismo semelhante, de atribuir um apoio de até 2.000 libras (2.214 euros à cotação actual) a proprietários de carros antigos de norma inferior à Euro 4 na compra de um novo carro.
A decisão da empresa germânica, que pretende assim travar a poluição nas grandes cidades e preservar a indústria dos veículos a gasóleo, poderá ser anunciada ainda esta quinta-feira, 10 de Agosto, avança o Financial Times.
Um porta-voz do grupo admitiu entretanto que cada uma das marcas está a estudar possíveis benefícios para implementar um esquema de incentivos em território britânico, mas que o processo está numa fase inicial.
Na terça-feira passada, a Audi e a Volkswagen anunciaram a concessão de um incentivo de até 10.000 euros, dependendo do modelo, na compra de uma nova viatura da marca que seja mais ecológica.
A vantagem comercial enquadra-se no "programa ambiental" lançado pelo grupo como forma de promover cidades mais limpas, estratégia que tinha ficado acordada na semana passada durante a "cimeira do diesel" em que responsáveis do sector e políticos discutiram formas de "salvar" as viaturas que usam este combustível na Alemanha.
O apoio pode ser atribuído no caso da compra de um carro compatível com as normas standard Euro 6 (mais eficientes ambientalmente), contra a retirada das estradas de automóveis diesel mais antigos (standards Euro 1 a Euro 4).
No caso da Audi o apoio começa nos 3 mil euros e vai também até 10.000 euros. No modelo desenvolvido pela VW, a compra de híbridos, eléctricos ou a gás natural pode dar direito a um incentivo extra.
A notícia de que a Volkswagen está a ponderar estender os estímulos ao Reino Unido chega um dia depois de a BMW ter anunciado um mecanismo semelhante, de atribuir um apoio de até 2.000 libras (2.214 euros à cotação actual) a proprietários de carros antigos de norma inferior à Euro 4 na compra de um novo carro.