Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas de automóveis na Europa caem pelo sétimo mês consecutivo

No mês passado as vendas de carros na Europa caíram 3,6% para 1,77 milhões. E as previsões é que continuem a desacelerar tendo em conta o “ambiente económico mais sombrio”.

Fernando Veludo/Lusa
17 de Abril de 2019 às 09:31
  • ...

Em março, as vendas de automóveis na Europa caíram 3,6% para 1,77 milhões de unidades. Os números, citados pela Bloomberg, foram avançados pela associação europeia de produtores automóveis (European Automobile Manufacturers Association) e espelham uma queda pelo sétimo mês consecutivo.

Os desafios que a indústria está a enfrentar com os carros elétricos e autónomos estão na base da queda das vendas que foi liderada por Itália que registou um recuo de quase 10%, seguida pela Espanha.

Em Portugal, as vendas de carros acompanharam a tendência tendo recuado 10%  em março, ditando uma descida de quase 5% do mercado nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) este mês.

A indústria começou a ressentir-se nas vendas em setembro do ano passado com a introdução das novas regras para testes de emissões e tem sido impactada também pelas previsões económicas menos positivas. Itália, onde a economia já está a ‘encolher’, pode ressentir-se ainda mais enquanto as vendas de automóveis em Espanha estão em linha com as previsões de uma desaceleração para uma economia que tem sido resiliente até agora, detalha a Bloomberg. Já a Alemanha, o principal mercado da indústria, contornou uma recessão no final do ano passado, mas as perspetivas de recuperação permanecem sombrias.

"Uma melhoria na compra de automóveis não está no horizonte à luz do ambiente económico mais sombrio, e com o infindável debate sobre o Brexit e os riscos políticos", aponta a consultora EY num relatório.

Ver comentários
Saber mais European Automobile Manufacturers Association EY Bloomberg automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio