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Vendas de automóveis na Europa caem em Maio para mínimos de 20 anos
A venda de carros na Europa, em Maio, caíram para mínimos de 20 anos, numa altura em que o desemprego causado pela recessão na Zona Euro contribuiu para a queda na procura de marcas como a Peugeot, Citroën e Renault.
As vendas de carros na Europa registaram, em Maio, mínimo de 20 anos, fruto do desemprego na Zona Euro, que levou a uma maior quebra nas marcas que mais vendem na Europa, de acordo com a Bloomberg.
As matrículas de automóveis na União Europeia caíram 5,9% para 1,04 milhões, face aos 1,11 milhões de carros do ano anterior, atingindo o nível mais baixo para um mês de Maio, desde 1993, segundo a Associação de Produtores Automóveis Europeus (ACEA, na sigla em inglês).
Esta queda contrasta com a subida de 1,7% de Abril, que foi o primeiro ganho no mercado nos últimos 19 meses.
No acumulado dos primeiros cinco meses do ano as vendas recuaram 6,8% na Europa, com o mercado alemão a recuar 5,8% e o espanhol a baixar 8,8%. Em Itália e França as quedas foram de dois dígitos (11,3% e 11,9%, respectivamente).
Em Portugal, de acordo com a ACEA, as vendas caíram 5,7% em Maio e 0,8% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2013.
A taxa de desemprego atingiu um valor recorde de 12,2% em Abril na Zona Euro, e a manufacturação em Maio contraiu, estendendo a queda para quase dois anos. Os executivos da indústria automóvel prevêem que o mercado vai contrair pelo sexto ano consecutivo em 2013, com uma possível recuperação a começar no último trimestre do ano.
“Ninguém está a comprar carros” e “não há razões para estar optimista”, dado que o aumento das vendas em Abril se deveu a um efeito no calendário, segundo Jens Schattner, analista do grupo Macquarie. Qualquer despertar das entregas não irá começar antes do fim do terceiro trimestre do ano, afirmou o analista.
As vendas da Peugeot, o segundo maior fabricante automóvel da Europa, caíram 13% em Maio. A Renault registou perdas de 10%, enquanto a Fiat teve uma quebra de 11%.