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Toyota trava planos para o mercado chinês
A Toyota voltou atrás com o seu plano de tornar a China o seu terceiro mercado a atingir um milhão de vendas, enquanto espera que as relações sino-japonesas estabilizem.
O fabricante japonês, que recentemente previu que as vendas na China iriam chegar a um milhão em 2012, afirmou que espera que as vendas cresçam 7% no próximo ano, para cerca de 900.000 unidades, depois de terem caído 4,9% no último ano. Só em Dezembro as vendas caíram 16%, o que culminou no sexto mês seguido de quebras nas vendas, de acordo com a empresa.
A Toyota e os outros fabricantes japoneses aumentaram os seus descontos e estenderam as suas garantias, numa medida para ganhar mais clientes, depois de inúmeros cortes nas vendas após uma disputa territorial entre as duas maiores economias do Japão. Também a Honda e a Nissan reportaram uma diminuição das vendas, segundo a Bloomberg.
“A China é o maior mercado automóvel do mundo, por isso precisamos de fazer o melhor para vender carros lá”, disse Akio Toyoda, o presidente da Toyota.
O fabricante japonês vendeu cerca de 840.500 unidade na China, no último ano, o que revelou ser o primeiro ano com uma quebra de vendas, desde 2002. A Nissan e a Honda revelaram quebras de 24% e 19%, respectivamente, nas vendas em Dezembro.
O mercado chinês está a recuperar, afirmou Toshiyuki Shiga, director de operações da Nissan. A empresa espera que a procura regresse ao normal a partir de Fevereiro.
Os dois mercados onde a Toyota melhor se tem saído são o Japão e os Estados Unidos, onde as vendas ultrapassam um milhão de unidades.