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Spectre, o primeiro elétrico da Rolls Royce
A Rolls Royce acaba de revelar o seu primeiro veículo totalmente elétrico, um luxuoso supercoupé de duas portas e quatro lugares, com a designação Spectre, que chegará aos mercados no final do próximo ano.
O Spectre partilha a plataforma do Phantom, do Ghost e do Cullinan e as suas dimensões – 5,45 metros de comprimento, 2,08 de largura e 1,56 m de altura – são muito parecidas com as do extinto Phantom Coupé, que esteve à venda entre 2008 e 2016 e que, segundo a Rolls Royce, é o antecessor do Spectre. A distância entre eixos é de 3,21 metros.
A suspensão, designada ‘Planar’, é do tipo adaptativo, e as barras estabilizadoras podem acoplar-se ou desacoplar-se automaticamente. Os amortecedores ativos também podem alterar o seu comportamento consoante o estado do piso.
Por sua vez, o sistema de direção às quatro rodas, permite reduzir o ângulo de viragem para 12,7 metros e melhorara a estabilidade a alta velocidade.
O acesso ao habitáculo, como é habitual na marca, é feito através de duas portas de abertura contrária, da frente para trás. O painel de instrumentos tem o aspeto habitual dos modelos Rolls Royce, mas a marca acrescentou neste Spectre uma sofisticada iluminação ambiente com inúmeros pontos de luz nas portas, no painel de bordo e no teto.
Resta dizer que em matéria de personalização, as propostas são quase infinitas: cores de pele, madeiras e detalhes decorativos, tipos de costuras para os bancos e outros elementos como gravar iniciais, frases e imagens em diversos lugares no interior.
A grelha dianteira, que segundo a Rolls Royce é o maior que jamais utilizaram num modelo de produção, está retroiluminada por 22 ledes. As jantes dão de 23 polegadas e o coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,25.
Segundo a Rolls Royce, o Spectre é não só um momento histórico para a marca, mas também um momento histórico para a eletrificação – o novo modelo confirma que a tecnologia atingiu um padrão que pode conter a experiência Rolls-Royce. Nesse sentido, a marca confirmou que até ao final de 2030 todo o seu portfólio de produtos será totalmente elétrico.