Notícia
Saiba quais os modelos de carros mais comprados em Portugal até setembro
No terceiro trimestre do ano foram vendidos mais de 40 mil automóveis ligeiros de passageiros novos no mercado nacional. Face ao primeiro semestre, a lista dos carros mais populares sofreu alterações. Veja quais são os modelos preferidos dos portugueses nos primeiros nove meses deste ano.
1.º Renault Clio
5729 unidades
2.º Mercedes-Benz Classe A
4617 unidades
3.º Peugeot 2008
3009 unidades
4.º Renault Captur
2921 unidades
5.º Peugeot 208
2879 unidades
6.º Citröen C3
2640 unidades
7.º BMW Série 1
2247 unidades
8.º Ford Focus
2131 unidades
9.º Peugeot 308
2049 unidades
10.º Fiat Tipo
1986 unidades
11.º Renault Megane
1948 unidades
12.º Dacia Sandero
1868 unidades
13.º Hyundai Kauai
1747 unidades
14.º Seat Arona
1683 unidades
15.º Nissan Qashqai
1647 unidades
16.º Nissan Micra
1601 unidades
17.º Toyota Yaris
1584 unidades
18.º Peugeot 3008
1575 unidades
19.º Seat Leon
1567 unidades
20.º Fiat 500
1531 unidades
21.º Opel Corsa
1484 unidades
22.º Nissan Juke
1444 unidades
23.º Seat Ibiza
1404 unidades
24.º BMW Série 3
1350 unidades
25.º Volvo XC40
1307 unidades
26.º Toyota Corolla
1301 unidades
27.º Mercedes-Benz Classe C
1260 unidades
28.º Ford Fiesta
1198 unidades
29.º Volkswagen Polo
1111 unidades
30.º Mercedes-Benz CLA
1091 unidades
31.º Toyota C-HR
1023 unidades
32.º Ford Puma
985 unidades
33.º Citroen C4 Cactus
966 unidades
34.º Tesla Model 3
958 unidades
35.º Hyundai i20
895 unidades
36.º Renault Zoe
869 unidades
37.º Dacia Duster
852 unidades
38.º Volkswagen Golf
825 unidades
39.º Mercedes-Benz Classe E
814 unidades
40.º Opel Crossland X
812 unidades
41.º Nissan Leaf
808 unidades
42.º Volkswagen T-Cross
805 unidades
43.º Mitsubishi Space Star
791 unidades
44.º Volvo XC60
743 unidades
45.º BMW Série 2
681 unidades
46.º Volkswagen T-Roc
664 unidades
47.º Citroën C3 Aircross
646 unidades
48.º Renault Twingo
645 unidades
49.º Opel Astra
639 unidades
50.º Peugeot 5008
636 unidades
Após um primeiro semestre com fortes quebras devido à pandemia e ao encerramento dos stands durante mês e meio, as vendas de automóveis em Portugal atenuaram as quedas face ao período homólogo no verão, tendo sido vendidos mais de 40 mil ligeiros de passageiros.
A liderar a preferência dos portugueses mantém-se o Renault Clio, que foi também o modelo mais vendido entre julho e setembro, com mais 2.381 veículos, que reforçou a quota de mercado de 5,16% para 5,42%.
Na segunda posição também não houve mexidas, pertencendo ao Mercedes-Benz Classe A, o único modelo além do Clio a vender mais de duas mil unidades nos meses de verão.
Já o lugar mais baixo do pódio é ocupado agora pelo Peugeot 2008, que ultrapassa o "irmão" 208. No entanto, o agora modelo mais vendido da "marca do leão" ficou apenas na quinta posição nas vendas trimestrais, com 1.125 veículos.
O Renault Captur sobe da sétima para a quarta posição, enquanto o Peugeot 208 cai do terceiro para o quinto posto.
O Citroën C3 desce um degrau, para a sexta posição, e o BMW Série 1 também recua um lugar, para o sétimo posto.
O Ford Focus mantém o oitavo lugar, seguido do Peugeot 308, que sobe oito posições. A fechar o Top 10 surge o Fiat Tipo, que escala 16 posições face a junho, tendo mesmo sido o quarto modelo mais vendido no terceiro trimestre.
Também com subidas assinaláveis face à hierarquia da primeira metade do ano destacam-se o Hyundai i20, que acelerou do 50.º para o 35.º posto. O i20, com 519 unidades vendidas, foi o 25.º modelo mais vendido entre julho e setembro. Nos meses de verão, o Hyundai i20 superou as vendas de modelos como o Seat Ibiza, Opel Corsa ou o Toyota Yaris, por exemplo.
No Top 50 regista-se apenas uma nova entrada: o BMW Série 2, com 681 carros vendidos em nove meses, o que lhe vale a 45.ª posição. Já o Citroën C1 desaparece da lista de 50 modelos mais populares.
Em termos de marcas, a Peugeot e a Renault colocam cinco modelos cada no Top 50, enquanto a Mercedes-Benz, a Nissan e a Volkswagen contam com quatro modelos.
A liderar a preferência dos portugueses mantém-se o Renault Clio, que foi também o modelo mais vendido entre julho e setembro, com mais 2.381 veículos, que reforçou a quota de mercado de 5,16% para 5,42%.
Já o lugar mais baixo do pódio é ocupado agora pelo Peugeot 2008, que ultrapassa o "irmão" 208. No entanto, o agora modelo mais vendido da "marca do leão" ficou apenas na quinta posição nas vendas trimestrais, com 1.125 veículos.
O Renault Captur sobe da sétima para a quarta posição, enquanto o Peugeot 208 cai do terceiro para o quinto posto.
O Citroën C3 desce um degrau, para a sexta posição, e o BMW Série 1 também recua um lugar, para o sétimo posto.
O Ford Focus mantém o oitavo lugar, seguido do Peugeot 308, que sobe oito posições. A fechar o Top 10 surge o Fiat Tipo, que escala 16 posições face a junho, tendo mesmo sido o quarto modelo mais vendido no terceiro trimestre.
Também com subidas assinaláveis face à hierarquia da primeira metade do ano destacam-se o Hyundai i20, que acelerou do 50.º para o 35.º posto. O i20, com 519 unidades vendidas, foi o 25.º modelo mais vendido entre julho e setembro. Nos meses de verão, o Hyundai i20 superou as vendas de modelos como o Seat Ibiza, Opel Corsa ou o Toyota Yaris, por exemplo.
No Top 50 regista-se apenas uma nova entrada: o BMW Série 2, com 681 carros vendidos em nove meses, o que lhe vale a 45.ª posição. Já o Citroën C1 desaparece da lista de 50 modelos mais populares.
Em termos de marcas, a Peugeot e a Renault colocam cinco modelos cada no Top 50, enquanto a Mercedes-Benz, a Nissan e a Volkswagen contam com quatro modelos.