Notícia
Saiba quais os modelos de carros mais comprados em Portugal até setembro
No terceiro trimestre do ano foram vendidos mais de 40 mil automóveis ligeiros de passageiros novos no mercado nacional. Face ao primeiro semestre, a lista dos carros mais populares sofreu alterações. Veja quais são os modelos preferidos dos portugueses nos primeiros nove meses deste ano.
1.º Renault Clio
![1.º Renault Clio](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_41_386770.jpg)
2.º Mercedes-Benz Classe A
![2.º Mercedes-Benz Classe A](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_08_386753.jpg)
3.º Peugeot 2008
![3.º Peugeot 2008](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_34_386766.jpg)
4.º Renault Captur
![4.º Renault Captur](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_39_386769.jpg)
5.º Peugeot 208
![5.º Peugeot 208](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_31_386764.jpg)
6.º Citröen C3
![6.º Citröen C3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_31_386741.jpg)
7.º BMW Série 1
![7.º BMW Série 1](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_20_386737.jpg)
8.º Ford Focus
![8.º Ford Focus](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_38_54_386748.jpg)
9.º Peugeot 308
![9.º Peugeot 308](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_32_386765.jpg)
10.º Fiat Tipo
![10.º Fiat Tipo](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_38_51_386746.jpg)
11.º Renault Megane
![11.º Renault Megane](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_46_386771.jpg)
12.º Dacia Sandero
![12.º Dacia Sandero](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_38_386744.jpg)
13.º Hyundai Kauai
![13.º Hyundai Kauai](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_02_386751.jpg)
14.º Seat Arona
![14.º Seat Arona](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_54_386774.jpg)
15.º Nissan Qashqai
![15.º Nissan Qashqai](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_23_386760_im_637460649560784923.png)
16.º Nissan Micra
![16.º Nissan Micra](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_21_386759.jpg)
17.º Toyota Yaris
![17.º Toyota Yaris](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_16_386780.jpg)
18.º Peugeot 3008
![18.º Peugeot 3008](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_35_386767.jpg)
19.º Seat Leon
![19.º Seat Leon](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_03_386776.jpg)
20.º Fiat 500
![20.º Fiat 500](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_38_49_386745.jpg)
21.º Opel Corsa
![21.º Opel Corsa](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_28_386762.jpg)
22.º Nissan Juke
![22.º Nissan Juke](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_15_386757.jpg)
23.º Seat Ibiza
![23.º Seat Ibiza](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_00_386775.jpg)
24.º BMW Série 3
![24.º BMW Série 3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_25_386739.jpg)
25.º Volvo XC40
![25.º Volvo XC40](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_29_386785.jpg)
26.º Toyota Corolla
![26.º Toyota Corolla](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_14_386779.jpg)
27.º Mercedes-Benz Classe C
![27.º Mercedes-Benz Classe C](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_09_386754.jpg)
28.º Ford Fiesta
![28.º Ford Fiesta](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_38_53_386747.jpg)
29.º Volkswagen Polo
![29.º Volkswagen Polo](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_22_386782.jpg)
30.º Mercedes-Benz CLA
![30.º Mercedes-Benz CLA](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_07_386752.jpg)
31.º Toyota C-HR
![31.º Toyota C-HR](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_10_386778.jpg)
32.º Ford Puma
![32.º Ford Puma](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_38_57_386749.jpg)
33.º Citroen C4 Cactus
![33.º Citroen C4 Cactus](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_33_386742.jpg)
34.º Tesla Model 3
![34.º Tesla Model 3](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_07_386777.jpg)
35.º Hyundai i20
![35.º Hyundai i20](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_00_386750.jpg)
36.º Renault Zoe
![36.º Renault Zoe](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_52_386773.jpg)
37.º Dacia Duster
![37.º Dacia Duster](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_36_386743.jpg)
38.º Volkswagen Golf
![38.º Volkswagen Golf](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_17_386781.jpg)
39.º Mercedes-Benz Classe E
![39.º Mercedes-Benz Classe E](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_12_386755.jpg)
40.º Opel Crossland X
![40.º Opel Crossland X](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_29_386763.jpg)
41.º Nissan Leaf
![41.º Nissan Leaf](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_18_386758.jpg)
42.º Volkswagen T-Cross
![42.º Volkswagen T-Cross](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_25_386783.jpg)
43.º Mitsubishi Space Star
![43.º Mitsubishi Space Star](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_14_386756.jpg)
44.º Volvo XC60
![44.º Volvo XC60](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_31_386786.jpg)
45.º BMW Série 2
![45.º BMW Série 2](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_23_386738.jpg)
46.º Volkswagen T-Roc
![46.º Volkswagen T-Roc](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_41_26_386784.jpg)
47.º Citroën C3 Aircross
![47.º Citroën C3 Aircross](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_37_28_386740.jpg)
48.º Renault Twingo
![48.º Renault Twingo](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_40_50_386772.jpg)
49.º Opel Astra
![49.º Opel Astra](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_26_386761.jpg)
50.º Peugeot 5008
![50.º Peugeot 5008](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-10/img_715x445$2020_10_17_01_39_36_386768.jpg)
- 1
- ...
Após um primeiro semestre com fortes quebras devido à pandemia e ao encerramento dos stands durante mês e meio, as vendas de automóveis em Portugal atenuaram as quedas face ao período homólogo no verão, tendo sido vendidos mais de 40 mil ligeiros de passageiros.
A liderar a preferência dos portugueses mantém-se o Renault Clio, que foi também o modelo mais vendido entre julho e setembro, com mais 2.381 veículos, que reforçou a quota de mercado de 5,16% para 5,42%.
Na segunda posição também não houve mexidas, pertencendo ao Mercedes-Benz Classe A, o único modelo além do Clio a vender mais de duas mil unidades nos meses de verão.
Já o lugar mais baixo do pódio é ocupado agora pelo Peugeot 2008, que ultrapassa o "irmão" 208. No entanto, o agora modelo mais vendido da "marca do leão" ficou apenas na quinta posição nas vendas trimestrais, com 1.125 veículos.
O Renault Captur sobe da sétima para a quarta posição, enquanto o Peugeot 208 cai do terceiro para o quinto posto.
O Citroën C3 desce um degrau, para a sexta posição, e o BMW Série 1 também recua um lugar, para o sétimo posto.
O Ford Focus mantém o oitavo lugar, seguido do Peugeot 308, que sobe oito posições. A fechar o Top 10 surge o Fiat Tipo, que escala 16 posições face a junho, tendo mesmo sido o quarto modelo mais vendido no terceiro trimestre.
Também com subidas assinaláveis face à hierarquia da primeira metade do ano destacam-se o Hyundai i20, que acelerou do 50.º para o 35.º posto. O i20, com 519 unidades vendidas, foi o 25.º modelo mais vendido entre julho e setembro. Nos meses de verão, o Hyundai i20 superou as vendas de modelos como o Seat Ibiza, Opel Corsa ou o Toyota Yaris, por exemplo.
No Top 50 regista-se apenas uma nova entrada: o BMW Série 2, com 681 carros vendidos em nove meses, o que lhe vale a 45.ª posição. Já o Citroën C1 desaparece da lista de 50 modelos mais populares.
Em termos de marcas, a Peugeot e a Renault colocam cinco modelos cada no Top 50, enquanto a Mercedes-Benz, a Nissan e a Volkswagen contam com quatro modelos.
A liderar a preferência dos portugueses mantém-se o Renault Clio, que foi também o modelo mais vendido entre julho e setembro, com mais 2.381 veículos, que reforçou a quota de mercado de 5,16% para 5,42%.
Já o lugar mais baixo do pódio é ocupado agora pelo Peugeot 2008, que ultrapassa o "irmão" 208. No entanto, o agora modelo mais vendido da "marca do leão" ficou apenas na quinta posição nas vendas trimestrais, com 1.125 veículos.
O Renault Captur sobe da sétima para a quarta posição, enquanto o Peugeot 208 cai do terceiro para o quinto posto.
O Citroën C3 desce um degrau, para a sexta posição, e o BMW Série 1 também recua um lugar, para o sétimo posto.
O Ford Focus mantém o oitavo lugar, seguido do Peugeot 308, que sobe oito posições. A fechar o Top 10 surge o Fiat Tipo, que escala 16 posições face a junho, tendo mesmo sido o quarto modelo mais vendido no terceiro trimestre.
Também com subidas assinaláveis face à hierarquia da primeira metade do ano destacam-se o Hyundai i20, que acelerou do 50.º para o 35.º posto. O i20, com 519 unidades vendidas, foi o 25.º modelo mais vendido entre julho e setembro. Nos meses de verão, o Hyundai i20 superou as vendas de modelos como o Seat Ibiza, Opel Corsa ou o Toyota Yaris, por exemplo.
No Top 50 regista-se apenas uma nova entrada: o BMW Série 2, com 681 carros vendidos em nove meses, o que lhe vale a 45.ª posição. Já o Citroën C1 desaparece da lista de 50 modelos mais populares.
Em termos de marcas, a Peugeot e a Renault colocam cinco modelos cada no Top 50, enquanto a Mercedes-Benz, a Nissan e a Volkswagen contam com quatro modelos.