Notícia
Descubra os modelos automóveis mais vendidos em Portugal até junho
As vendas de automóveis em Portugal afundaram no primeiro semestre e há grandes mexidas na lista dos modelos mais populares. Já há três carros elétricos entre os 50 mais vendidos.
1.º Renault Clio
3348 unidades
2.º Mercedes-Benz Classe A
2531 unidades
3.º Peugeot 208
1967 unidades
4.º Peugeot 2008
1884 unidades
5.º Citröen C3
1639 unidades
6.º BMW Série 1
1549 unidades
7.º Renault Captur
1540 unidades
8.º Ford Focus
1368 unidades
9.º Renault Megane
1333 unidades
10.º Toyota Yaris
1159 unidades
11.º Dacia Sandero
1149 unidades
12.º Seat Arona
1106 unidades
13.º Hyundai Kauai
1096 unidades
14.º Nissan Micra
1079 unidades
15.º Nissan Qashqai
1054 unidades
16.º Opel Corsa
1039 unidades
17.º Peugeot 308
1013 unidades
18.º Peugeot 3008
983 unidades
19.º Seat Leon
976 unidades
20.º Seat Ibiza
918 unidades
21.º Nissan Juke
872 unidades
22.º Bmw Série 3
870 unidades
23.º Mercedes-Benz Classe C
842 unidades
24.º Fiat 500
833 unidades
25.º Mercedes-Benz CLA
791 unidades
26.º Fiat Tipo
780 unidades
27.º Toyota Corolla
773 unidades
28.º Ford Fiesta
671 unidades
29.º Nissan Leaf
663 unidades
30.º Volvo XC40
659 unidades
31.º Tesla Model 3
657 unidades
32.º Renault Zoe
643 unidades
33.º Opel Crossland X
634 unidades
34.º Mitsubishi Space Star
624 unidades
35.º Toyota C-HR
592 unidades
36.º Dacia Duster
554 unidades
37.º Volkswagen T-Cross
538 unidades
38.º Volkswagen Polo
520 unidades
39.º Mercedes-Benz Classe E
506 unidades
40.º Ford Puma
500 unidades
41.º Opel Astra
499 unidades
42.º Volkswagen Golf
472 unidades
43.º Citroen C4 Cactus
442 unidades
44.º Citroen C1
416 unidades
45.º Citroen C3 Aircross
415 unidades
46.º Peugeot 5008
407 unidades
47.º Renault Twingo
399 unidades
48.º Volvo XC60
397 unidades
49.º Volkswagen T-Roc
394 unidades
50.º Hyundai i20
376 unidades
Num semestre em que as vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal caíram quase para metade (-49,6%), os modelos preferidos dos portugueses mudaram significativamente face à lista de 2019.
O Renault Clio, ainda assim, manteve o estatuto de carro mais popular no mercado nacional. O modelo da Renault vendeu 3.346 unidades até junho, tendo até reforçado a quota de mercado dos 4,76% no total do ano passado para 5,16%.
O Clio representou 42,3% das vendas da marca francesa na primeira metade do ano.
Na segunda posição surge o Mercedes Classe A, com 2.531 veículos vendidos. O modelo mais acessível da marca germânica representou 40,9% da Mercedes no mercado nacional até junho e alcança uma quota de mercado de 3,9%, acima dos 3,5% registados em 2019.
A fechar o pódio surge o Peugeot 208, com 1.967 unidades, que sobe da sexta posição alcançada no conjunto dos 12 meses do ano passado.
A Renault e Peugeot - as duas marcas mais vendidas em Portugal no primeiro semestre - são responsáveis por metade do Top 10 dos modelos mais populares. A Renaul conta com o Clio na liderança e com o Captur (7.º) e Megane (9.º). Já a Peugeot, do grupo PSA, junta ao 208 o 2008, na quarta posição.
Ainda entre os 10 modelos mais vendidos encontram-se o já referido Mercedes Classe A, o Citroën C3 (5.º), o BMW Série 1 (6.º), o Ford Focus (8.º) e o Toyota Yaris (10.º).
O descalabro da Fiat
A marca italiana sofreu uma quebra de 73% nas vendas do primeiro semestre e isso reflete-se na posição dos seus principais modelos.
O Fiat 500 ocupa apenas a 24.ª posição, com 833 unidades vendidas, o que compara com a 12.ª posição registada nas vendas de todo o ano passado.
Pior ainda é o desempenho do Fiat Tipo. O modelo que ocupava o quarto posto em 2019 surge agora na 26.ª posição, com 780 veículos vendidos até junho.
A Volkswagen vê uma revolução na hierarquia dos seus modelos. O T-Cross foi o mais vendido até junho, com 538 unidades, o que corresponde a 18,8% das vendas da marca alemã em Portugal, superando o Polo, 520 veículos. O Golf somou apenas 472 unidades e o T-Roc, fabricado na Autoeuropa, contabiliza 394 vendas, sendo o 49.º modelo mais vendido em Portugal no semestre.
Três elétricos no Top 50
O segmento dos carros elétricos sofreu um impacto mais ligeiro nas vendas devido à pandemia da covid-19, tendo recuado 6,3% no semestre, o que permitiu que, pela primeira vez, surjam três modelos no Top 50.
O Nissan Leaf mantém-se como o mais popular neste segmento, tendo fechado o semestre com 663 unidades vendidas, o que corresponde a uma quota de mercado de 1,02% e garante-lhe a 29.ª posição. O modelo elétrico representa 17,8% das vendas da marca nipónica em Portugal.
Logo atrás, no 31.º lugar, surge o Tesla Model 3, com 657 automóveis vendidos e também mais de 1% de quota de mercado nos ligeiros de passageiros. O modelo mais acessível da marca liderada por Elon Musk representa 90,7% das vendas da Tesla em Portugal.
Na 32.ª posição do "ranking" encontra-se o Zoe, com 643 unidades. O modelo elétrico da Renault tem uma quota de mercado de 0,99% e pesa já 8,1% nas vendas da marca líder do mercado português.
O Renault Clio, ainda assim, manteve o estatuto de carro mais popular no mercado nacional. O modelo da Renault vendeu 3.346 unidades até junho, tendo até reforçado a quota de mercado dos 4,76% no total do ano passado para 5,16%.
Na segunda posição surge o Mercedes Classe A, com 2.531 veículos vendidos. O modelo mais acessível da marca germânica representou 40,9% da Mercedes no mercado nacional até junho e alcança uma quota de mercado de 3,9%, acima dos 3,5% registados em 2019.
A fechar o pódio surge o Peugeot 208, com 1.967 unidades, que sobe da sexta posição alcançada no conjunto dos 12 meses do ano passado.
A Renault e Peugeot - as duas marcas mais vendidas em Portugal no primeiro semestre - são responsáveis por metade do Top 10 dos modelos mais populares. A Renaul conta com o Clio na liderança e com o Captur (7.º) e Megane (9.º). Já a Peugeot, do grupo PSA, junta ao 208 o 2008, na quarta posição.
Ainda entre os 10 modelos mais vendidos encontram-se o já referido Mercedes Classe A, o Citroën C3 (5.º), o BMW Série 1 (6.º), o Ford Focus (8.º) e o Toyota Yaris (10.º).
O descalabro da Fiat
A marca italiana sofreu uma quebra de 73% nas vendas do primeiro semestre e isso reflete-se na posição dos seus principais modelos.
O Fiat 500 ocupa apenas a 24.ª posição, com 833 unidades vendidas, o que compara com a 12.ª posição registada nas vendas de todo o ano passado.
Pior ainda é o desempenho do Fiat Tipo. O modelo que ocupava o quarto posto em 2019 surge agora na 26.ª posição, com 780 veículos vendidos até junho.
A Volkswagen vê uma revolução na hierarquia dos seus modelos. O T-Cross foi o mais vendido até junho, com 538 unidades, o que corresponde a 18,8% das vendas da marca alemã em Portugal, superando o Polo, 520 veículos. O Golf somou apenas 472 unidades e o T-Roc, fabricado na Autoeuropa, contabiliza 394 vendas, sendo o 49.º modelo mais vendido em Portugal no semestre.
Três elétricos no Top 50
O segmento dos carros elétricos sofreu um impacto mais ligeiro nas vendas devido à pandemia da covid-19, tendo recuado 6,3% no semestre, o que permitiu que, pela primeira vez, surjam três modelos no Top 50.
O Nissan Leaf mantém-se como o mais popular neste segmento, tendo fechado o semestre com 663 unidades vendidas, o que corresponde a uma quota de mercado de 1,02% e garante-lhe a 29.ª posição. O modelo elétrico representa 17,8% das vendas da marca nipónica em Portugal.
Logo atrás, no 31.º lugar, surge o Tesla Model 3, com 657 automóveis vendidos e também mais de 1% de quota de mercado nos ligeiros de passageiros. O modelo mais acessível da marca liderada por Elon Musk representa 90,7% das vendas da Tesla em Portugal.
Na 32.ª posição do "ranking" encontra-se o Zoe, com 643 unidades. O modelo elétrico da Renault tem uma quota de mercado de 0,99% e pesa já 8,1% nas vendas da marca líder do mercado português.