Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSA Mangualde impulsiona aumento da produção de carros em Portugal

Até Fevereiro deste ano, a produção de automóveis em Portugal até Fevereiro subiu 15,1% para um total de 28.227 unidades. No segundo mês do ano o crescimento foi ainda mais significativo com um aumento de quase 36%. A impulsionar este fenómeno está a fábrica de Mangualde da PSA, a que maior crescimento está a ter no início deste ano.

Nuno André Ferreira/Correio da Manhã
10 de Março de 2014 às 16:26
  • ...

A unidade da Peugeot e da Citröen no centro do país é a que regista um crescimento maior nos dois primeiros meses do ano, com um aumento de vendas de 43,2%. A produzir os modelos Partner e Berlingo a fábrica está a beneficiar do bom desempenho destes comerciais no mercado europeu.

 

A Autoeuropa estancou o período de decréscimo e parece estar a iniciar um trajecto de recuperação dos níveis de produção. No mesmo período, registou uma subida de 2,9%, num total de 15.750 carros fabricados.

 

Com a interrupção da produção dos Isuzu em Vendas Novas são agora quatro as fábricas que produzem automóveis em Portugal. Mas destas, há que ter em atenção que a Autoeuropa e a PSA valem 97% do volume total, e a Mitsubishi do Tramagal e a Toyota Caetano apenas 3%.

 

Analisando apenas o mês de Fevereiro, foram produzidos 16.225 veículos automóveis, ou seja, um acréscimo de 35,8% face ao mês homólogo do ano anterior. Este valor da produção situa-se 8,2% acima da produção média em Fevereiro nos últimos cinco anos (14.993).

 

Do total de veículos produzidos em Fevereiro de 2014, destinaram-se à exportação 15.801 veículos, ou seja, 97,4% da produção nacional e mais 35,2% do que as exportações no mês homólogo do ano anterior.

 

Por local de destino, a Europa absorveu 80,9% das nossas exportações de veículos automóveis nos dois primeiros meses do ano, ou seja, mais 1,2 pontos percentuais do que no mesmo período do ano anterior. A Ásia absorveu 15,2% (mais 1,9 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2013) e a América absorveu 3 por cento. A Alemanha (18,5%) e a França (16,3%) mantêm a liderança dos nossos principais mercados de exportação.

 

De assinalar ainda o aumento do fabrico dos automóveis ligeiros e comerciais que contrata com a quebra do fabricação de viaturas pesadas.

Ver comentários
Saber mais automóvel produção automóvel PSA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio