Notícia
Produção automóvel nacional cai 16,9% em Fevereiro
Depois de abrir o ano a crescer, a produção automóvel nacional recuou 16,9% em Fevereiro comparativamente com igual período do ano passado. Alemanha, Reino Unido e China são os principais destinos dos veículos produzidos em Portugal.
Depois da subida verificada em Janeiro, a produção automóvel nacional registou uma queda homóloga de 16,9% no segundo mês de 2015, para um total de 13.484 veículos produzidos.
A justificar esta evolução está a produção de veículos comerciais ligeiros, que caiu em termos homólogos 31,2% para 2.887 veículos. Também a produção de ligeiros de passageiros recuou 12,7% em Fevereiro face a igual período em 2014 para um total de 10.304 veículos.
Ainda assim, os dados disponibilizados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que entre Janeiro e Fevereiro deste ano, a produção de ligeiros passageiros registou um crescimento em cadeia de 6%. Já a produção de comerciais ligeiros teve uma variação negativa de 27,2% face ao mês de Janeiro.
Em termos homólogos, foi mesmo a PSA Peugeot Citroën a fábrica de automóveis que maior quebra registou. A fábrica de Mangualde teve uma variação de -37,3% para um total de 3.658 veículos produzidos em Fevereiro, comparativamente com o mesmo período de 2014. pelo seu lado, a Volkswagen Autoeuropa teve uma quebra homóloga na produção de apenas 7,7% em Fevereiro.
Os 28 Estados-membros da União Europeia continuam a representar o principal mercado escoador da produção automóvel nacional, absorvendo 77,7% das exportações nacionais. A Alemanha (26,2%) e o Reino Unido (13,1%) são mesmo os principais mercados europeus.
Fora da Europa é a China (13%) o mercado que importa uma maior fatia dos automóveis exportados por Portugal.