Notícia
Peugeot é campeã de vendas em Portugal até março. Ex-líder Renault cai para o quarto lugar
A Renault, líder do mercado nacional de ligeiros de passageiros há mais de duas décadas, foi apenas a quarta marca mais vendida no primeiro trimestre. Veja quais foram as marcas preferidas pelos condutores portugueses.
1.º Peugeot
4.594 unidades
2.º Mercedes-Benz
3.286 unidades
3.º BMW
2.579 unidades
4.º Renault
2.291 unidades
5.º Citroën
2.100 unidades
6.º Toyota
1.680 unidades
7.º Seat
1.440 unidades
8.º Opel
1.417 unidades
9.º Nissan
1.377 unidades
10.º Volkswagen
1.335 unidades
11.º Hyundai
1.182 unidades
12.º Fiat
1.039 unidades
13.º Ford
1.028 unidades
14.º Kia
898 unidades
15.º Volvo
888 unidades
16.º Dacia
746 unidades
17.º Audi
617 unidades
18.º Mini
388 unidades
19.º Tesla
317 unidades
20.º Skoda
310 unidades
21.º Honda
216 unidades
22.º Jeep
205 unidades
23.º Porsche
152 unidades
24.º Mazda
151 unidades
25.º Mitsubishi
144 unidades
25.º DS
144 unidades
27.º Land Rover
128 unidades
28.º Lexus
110 unidades
29.º Jaguar
85 unidades
30.º Smart
76 unidades
31.º Cupra
54 unidades
32.º Suzuki
17 unidades
33.º Alfa Romeo
13 unidades
34.º Aston Martin
7 unidades
34.º Maserati
7 unidades
36.º Bentley
5 unidades
36.º Ferrari
5 unidades
38.º Lamborghini
4 unidades
39.º Alpine
3 unidades
A Peugeot foi a marca automóvel preferida dos portugueses no primeiro trimestre deste ano, destronando a Renault, crónica líder do mercado, mostram os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A "marca do leão" vendeu 4.594 automóveis nos primeiros três meses do ano, o que representa uma quebra de 5,9% face ao primeiro trimestre do ano passado mas suficiente para ultrapassar a rival Renault. Isto num contexto em que as vendas de ligeiros de passageiros afundaram 31,5%. A Peugeot consegue assim subir a quota de mercado de 10,79% para 14,80%.
Na segunda posição surge a Mercedes-Benz, com 3.286 veículos vendidos, uma quebra de 21,9%. A marca germânica, que era terceira há um ano, reforçou o seu peso no mercado de 9,29% para 10,59%.
A fechar o pódio encontra-se a BMW, que sobe um "degrau", com 2.579 unidades, menos 19,9% do que no primeiro trimestre de 2020. A fabricante bávara ganha 1,2 pontos percentuais de quota de mercado, atingindo os 8,31%.
Vendas da Renault caem para menos de metade
A Renault, líder incontestada em Portugal há mais de 20 anos, sofreu uma quebra de 57,6% nas vendas, para 2.291 veículos. A "marca do losango" não só perde a liderança como recua para a quarta posição.
A Renault vê ainda a quota de mercado encolher de 11,93% para 7,38%.
E a "morder os calcanhares" da Renault surge a Citroën, que manteve o quinto posto. A marca do grupo Stellantis vendeu 2.100 automóveis, menos 27,5% do que no período homólogo.
Seguem-se a Toyota, que subiu três lugares, a Seat, Opel, Nissan, que caiu três posições, e Volkswagen.
A Jeep destaca-se ao apresentar uma subida de 18,5% nas vendas.
A "marca do leão" vendeu 4.594 automóveis nos primeiros três meses do ano, o que representa uma quebra de 5,9% face ao primeiro trimestre do ano passado mas suficiente para ultrapassar a rival Renault. Isto num contexto em que as vendas de ligeiros de passageiros afundaram 31,5%. A Peugeot consegue assim subir a quota de mercado de 10,79% para 14,80%.
A fechar o pódio encontra-se a BMW, que sobe um "degrau", com 2.579 unidades, menos 19,9% do que no primeiro trimestre de 2020. A fabricante bávara ganha 1,2 pontos percentuais de quota de mercado, atingindo os 8,31%.
Vendas da Renault caem para menos de metade
A Renault, líder incontestada em Portugal há mais de 20 anos, sofreu uma quebra de 57,6% nas vendas, para 2.291 veículos. A "marca do losango" não só perde a liderança como recua para a quarta posição.
A Renault vê ainda a quota de mercado encolher de 11,93% para 7,38%.
E a "morder os calcanhares" da Renault surge a Citroën, que manteve o quinto posto. A marca do grupo Stellantis vendeu 2.100 automóveis, menos 27,5% do que no período homólogo.
Seguem-se a Toyota, que subiu três lugares, a Seat, Opel, Nissan, que caiu três posições, e Volkswagen.
A Jeep destaca-se ao apresentar uma subida de 18,5% nas vendas.