Notícia
Pagamento no carregamento de carros eléctricos "não acontecerá antes do final do ano"
O ministério referiu que o início dos pagamentos da electricidade nos pontos de carregamento de veículos eléctricos "não acontecerá antes do final do ano".
O início do pagamento na rede de carregamento de veículos eléctricos "não acontecerá antes do final do ano", segundo informação do Ministério do Ambiente sobre um calendário, que inicialmente referia o final do primeiro semestre.
Em resposta à agência Lusa, o ministério referiu que o início dos pagamentos da electricidade nos pontos de carregamento de veículos eléctricos "não acontecerá antes do final do ano".
"Os trabalhos continuam a decorrer para garantir as condições necessárias para assegurar uma transição eficiente", acrescentou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes.
A última alteração ao calendário deste processo ocorreu em meados de Julho quando, em comunicado, a entidade gestora da rede, informou que os pagamentos iriam começar depois do verão e não no final de Julho.
A MOBI.E justificou o adiamento por ter "conhecimento de que muitos utilizadores pretenderiam ter mais tempo para avaliar a adesão a um CEME (Operador detentor de registo de Comercialização de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), sobretudo no período estival em que muitos portugueses estão de férias".
Também os CEME "manifestaram a vantagem de dispor de mais tempo para melhorarem as condições de acesso e as opções tarifárias que pretendem oferecer".
Em 08 de Julho, a MOBI.E tinha agendado para o final do mês o início do pagamento nos postos de carregamento rápidos (PCR) e que as tarifas seriam reveladas a partir de dia 17 do mesmo mês.
Os PCR possibilitam um carregamento de 80% da bateria em 20 a 30 minutos.