Notícia
O que muda com o carro eléctrico
O uso generalizado de veículos eléctricos vai alterar o nosso estilo de vida. Normalmente, as baterias dos carros eléctricos serão carregadas em casa, durante a noite, tal como hoje carregamos as baterias dos computadores portáteis e dos telemóveis.
15 de Junho de 2010 às 11:36
O uso generalizado de veículos eléctricos vai alterar o nosso estilo de vida. Normalmente, as baterias dos carros eléctricos serão carregadas em casa, durante a noite, tal como hoje carregamos as baterias dos computadores portáteis e dos telemóveis. Em caso de necessidade, durante o dia, os condutores poderão fazer carregamentos rápidos nos postos instalados em parques de estacionamento públicos, de edifícios de escritórios e de centros comerciais. Estas cargas-expresso demorarão de 20 a 30 minutos e poderão ser feitas enquanto vamos às compras, almoçamos, ou temos uma reunião de trabalho.
Eis como a Nissan, uma das fabricantes de automóveis pioneiras nesta área, vê algumas das mudanças que o uso dos carros eléctricos trará ao nosso dia-a-dia
São locais onde as pessoas que chegam à cidade de comboio ou em automóveis convencionais com motores de combustão podem mudar para um veículo eléctrico à disposição em parques de estacionamento e que servirá para as suas deslocações urbanas.
Faixas especiais EV
Nas filas de trânsito, os veículos eléctricos (EV) terão faixas especiais para automóveis amigos do ambiente.
Zonas interditas a gasolina
Áreas urbanas onde será interdita a circulação de automóveis com motores de combustão, a gasolina ou diesel. Estas zonas, exclusivas para veículos eléctricos, serão cada vez em maior número. O objectivo é ir dificultando a circulação e veículos poluentes no coração das cidades.
Carregamento rápido
Postos de carga ultra-rápida para baterias, com corrente de alta voltagem, localizados nos parques de estacionamento públicos e dos centros comerciais. Os veículos serão carregados até 80% da carga total da bateria, em 20-30 minutos, enquanto os condutores fazem as suas compras. Haverá também pontos de carregamento nos estacionamentos de alguns restaurantes.
Carregamento em casa
Durante a noite, os veículos serão carregados nas garagens residenciais, enquanto os condutores dormem, exactamente como fazemos hoje com os telemóveis e os computadores portáteis. Estas carregamentos, com corrente de voltagem doméstica, demorarão entre seis e oito horas e aproveitarão o facto de durante a noite as tarifas de electricidade serem mais baixas.
Fonte: Nissan