Notícia
Novo Porsche Cayenne em Dezembro a partir de 101.460 euros
Fortemente inspirado no icónico 91, a terceira edição do Cayenne foi renovada visualmente, tem agora pneus mistos e eixo traseiro direccional pela primeira vez.
A Porsche apresentou em Estugarda a terceira geração do Cayenne. Novos motores, novo chassis, um inovador controlo da carroçaria e ainda mais sistemas de conectividade resumem as alterações introduzidas no novo modelo pela marca alemã de veículos desportivos.
Embora já esteja disponível para encomenda, a chegada do novo Porsche Cayenne ao mercado nacional só está prevista para o início de Dezembro próximo. Os preços começam nos 101.460 euros para o Cayenne e nos 119.454 euros para o Cayenne S.
No lançamento, vão estar disponíveis dois novos motores de seis cilindros: o Cayenne recebe um 3.0 litros turbo com 340 cv, mais 40 cv que o seu antecessor, e o Cayenne S um V6 biturbo com 2.9 com 440 cv, um aumento de 20 cv face à geração anterior. O Cayenne S atinge a velocidade máxima de 265 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos, quando equipado com o opcional Pacote Sport Chrono.
Fortemente inspirado no icónico 91, a terceira edição do Cayenne foi renovada visualmente, tem agora pneus mistos e eixo traseiro direccional pela primeira vez. Além das características típicas de veículo desportivo, as capacidades em estrada foram incrementadas pela tracção integral activa de série, pelo Porsche 4D Chassis Control, pela suspensão pneumática com três câmaras e o sistema electrónico anti-rolamento Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC). Independentemente do completo equipamento de série, o Cayenne pesa menos 65 quilos que o seu predecessor e continua apto para ser utilizado fora de estrada.
Na verdade, mesmo em terrenos difíceis, o Cayenne oferece prazer de condução. Os modos ‘off-road’ programados facilitam ao condutor a selecção da configuração certa. O modo padrão seleccionado é o programa ‘Onroad’. Quatro outros modos podem ser activados para terrenos fora de estrada: lama, gravilha, areia ou rochas. O chassis e os bloqueios de diferencial podem ser seleccionados para se adaptarem ao cenário específico. Para a distribuição da potência, a Porsche utiliza em todos os modelos a tracção integral activa, um sistema que distribui a força motriz entre os eixos.
Em termos de conforto e de condução desportiva, o Cayenne alargou a sua faixa de elevados desempenhos com uma nova caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, com tempos de resposta ainda mais curtos e um escalonamento nas primeiras relações mais desportivos, que fazem destacar tanto a ‘performance’ na estrada como as capacidades em todo-o-terreno. Por outro lado, a longa oitava relação faz a união do carácter desportivo com o conforto, assegurando rotações baixas, optimizando o consumo de combustível e uma condução relaxada.
Estreia mundial neste novo Cayenne são os travões exclusivos Porsche revestidos a carboneto de tungsténio, que estão disponíveis como opção. O acabamento melhora os valores de fricção e de desgaste, bem como a diminuição da libertação do pó de travão. As pinças dos travões são pintadas em branco, enquanto a superfície dos discos mostra um brilho característico da camada aplicada.